Secretaria de Educação reforça inovação e inclusão em vistorias no Centro-Oeste de Minas

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    A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, na última terça-feira (11/3), visitas a escolas localizadas em Divinópolis e Cláudio, no Centro-Oeste mineiro. Durante as inspeções, foram apresentadas iniciativas que buscam inovação e inclusão no ambiente escolar, além de melhorias nos espaços físicos, com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino e promover maior acolhimento aos estudantes.

    De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado, na Escola Estadual Ilídio da Costa, em Divinópolis, a comitiva conheceu o Jardim Sensorial, um projeto elaborado para estimular as habilidades sensoriais dos alunos, em especial daqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A vice-diretora da escola, Rosângela da Silva, explicou que o espaço foi planejado com foco inclusivo, utilizando elementos como plantas aromáticas, materiais texturizados e formas geométricas para trabalhar aspectos olfativos, táteis e visuais dos estudantes.

    “Nosso objetivo é desenvolver novas habilidades nos estudantes neste espaço, que foi pensado a partir da sala de recursos. Eles são estimulados por meio de aspectos olfativos, com plantas aromáticas; sensoriais, utilizando materiais como pedras, madeira, areia e brita; e visuais, com figuras geométricas. Esses novos estímulos contribuirão significativamente para um aprendizado mais eficaz”, explicou a vice-diretora.

    Ainda na mesma escola, a comitiva assistiu à apresentação da fanfarra Transformação, acompanhou a rotina da alimentação escolar no refeitório e visitou a biblioteca em processo de revitalização. As ações evidenciam o compromisso da rede estadual com a criação de ambientes escolares adequados ao aprendizado.

    Acolhimento e inclusão em Cláudio

    Na cidade de Cláudio, na Escola Estadual Custódia Costa, os estudantes do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) recepcionaram a equipe da SEE/MG com uma apresentação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a apresentação, os alunos demonstraram o alfabeto em Libras e interpretaram a música “Dias Melhores Pra Sempre”, do grupo Jota Quest. O gesto reflete o compromisso da instituição com a inclusão e a comunicação acessível.

    Segundo os estudantes, o aprendizado em Libras foi motivado pelo desejo de se comunicarem com uma colega da instituição, garantindo maior integração social e respeito no ambiente escolar.

    O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância dessas iniciativas para a inovação pedagógica e a inclusão social. “Asseguramos que cada estudante tenha acesso a um ambiente educacional acolhedor e de qualidade. Todas essas melhorias são fruto dos robustos investimentos que já realizamos na rede, transformando a realidade da educação”, afirmou.

    Ainda em Cláudio, a equipe da SEE/MG também visitou a unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Durante a passagem pela instituição, foram percorridos diferentes espaços, reforçando o compromisso com a valorização do ensino superior público no estado.

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