MEC usará pela primeira vez questões dissertativas em avaliação de alunos

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    As provas serão no segundo semestre, nos meses de outubro e novembro • Paulo Savala/EducaçãoSP

    O MEC (Ministério da Educação) vai implementar mudanças significativas na forma como avalia a aprendizagem de estudantes das escolas públicas e privadas. Pela primeira vez, serão incluídas questões dissertativas no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que já é aplicado desde os anos 90 utilizando majoritariamente perguntas objetivas. Segundo o MEC, a iniciativa visa aumentar a precisão da avaliação e diferenciar melhor o desempenho dos alunos.

    Quando a mudança será implementada?

    O novo formato de prova será testado de forma experimental em 2025, com uma amostra de alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, além de redes públicas e particulares avaliadas amostralmente. A aplicação ocorrerá durante o segundo semestre, nos meses de outubro e novembro, em todos os estados do Brasil.

    Por que as questões dissertativas são importantes?

    Pesquisas apontam que as questões abertas oferecem uma perspectiva mais ampla sobre o raciocínio e a habilidade de argumentação dos alunos. Avaliações internacionais, como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), já utilizam esse formato há anos com sucesso.

    O Saeb vinha enfrentando críticas de especialistas por não diferenciar adequadamente o desempenho dos estudantes, com muitos argumentando que as perguntas eram muito simples. Especialistas acreditam que a inclusão de questões dissertativas tornará as provas mais precisas para medir habilidades como capacidade crítica, explicação de respostas e aplicação prática de conceitos.

    Atualizações no Saeb e desafios pós-pandemia

    Além das questões dissertativas, o MEC vai modernizar a matriz do exame em 2024, indicando habilidades e competências que devem ser medidas. Para se ter uma ideia do impacto da pandemia, o último Saeb, realizado em 2023, mostrou que o desempenho dos alunos ainda não voltou aos patamares que haviam sido atingidos antes da Covid-19.

    Os resultados são usados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ferramenta central para avaliar a qualidade da educação no Brasil. Porém, na última divulgação do Ideb, observou-se uma estagnação no avanço das metas.

    Conclusão

    A introdução de questões dissertativas representa um avanço importante no Sistema de Avaliação da Educação Brasileira. No entanto, esses esforços precisam ser complementados por outras estratégias para combater os desafios educacionais deixados pela pandemia e melhorar a qualidade da educação no país.

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