Trump não confirma se os EUA impediriam ação da China sobre Taiwan

    0
    trump-china-taiwan-posicionamentowebp
    O presidente dos EUA, Donald Trump, se encontra com o presidente da China, Xi Jinping, no início de sua reunião bilateral na cúpula de líderes do G20 em Osaka, Japão, em 29 de junho de 2019. • REUTERS/Kevin Lamarque

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusou a comentar se os EUA interviriam para impedir que a China tomasse Taiwan à força, durante uma entrevista nesta quarta-feira (26). “Eu nunca comento sobre isso – eu não comento nada, porque não quero me colocar nessa posição. E se eu comentasse, não diria para você, mas para pessoas específicas ao redor desta mesa”, afirmou Trump.

    A postura ocorreu em meio a tensões crescentes entre EUA e China. Recentemente, o Departamento de Estado norte-americano atualizou informações de sua política online sobre Taiwan, removendo a frase “nós não apoiamos a independência de Taiwan”. Essa alteração foi vista por Pequim como uma “séria regressão” da posição americana.

    No entanto, Trump também adotou tom conciliatório, reforçando seu bom relacionamento com o presidente chinês, Xi Jinping. “Queremos que eles venham e invistam. Teremos um bom relacionamento com a China, mas eles não poderão tirar vantagem de nós”, disse ele.

    A questão ocorre no contexto da “política de uma China”, na qual os EUA reconhecem a República Popular da China como governo legítimo, mas não reconhecem a soberania chinesa sobre Taiwan. As mudanças recentes nas declarações e posicionamentos dos EUA geraram críticas e tensões diplomáticas com Pequim, que considera Taiwan parte do território chinês.

    Apesar de evitar posicionamento direto sobre o assunto durante a entrevista, Trump buscou equilibrar as declarações, ao reiterar seu interesse em manter um relacionamento positivo com a China, enquanto sinalizava uma postura de alerta em relação às pretensões de Pequim quanto a Taiwan.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile