O Ministério da Educação (MEC) dará início ao 1º Ciclo Formativo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) 2025, a partir de segunda-feira, 17 de março. O evento será realizado em Salvador (BA) e terá sua abertura transmitida pelo canal oficial do MEC no YouTube, às 18h. A iniciativa visa fornecer suporte técnico aos membros estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
De acordo com o Ministério da Educação, durante o encontro será apresentado o panorama das ações desenvolvidas em 2024 e as prioridades do CNCA para 2025. Também estão previstas discussões sobre o Plano de Ações do Território Estadual, o Plano de Trabalho Anual (PTA) de 2025, o avanço do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, a implementação de cursos de especialização e estratégias para priorização de escolas e entes federados com base nos indicadores de alfabetização.
Ciclo formativo e objetivos
O Ciclo Formativo da Renalfa ocorre trimestralmente, com o objetivo de alinhar e formar os membros da rede, além de fortalecer a articulação de políticas públicas de alfabetização. A proposta busca estabelecer uma estrutura de governança sistemática para o CNCA. Esta edição, que acontece em Salvador, será realizada até o dia 20 de março.
A programação contará com a participação de representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC, como a secretária Kátia Schweickardt, o diretor Alexsandro Santos e o coordenador-geral de Alfabetização, João Paulo Mendes. Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), da Secretaria de Educação da Bahia (Seduc-BA), além de 54 articuladores estaduais e outras autoridades, também integram o evento.
O papel da Renalfa no CNCA
Instituída pela Portaria nº 1.774/2023, a Renalfa é considerada um componente essencial do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Sua função é ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino, promovendo o aprimoramento das práticas de alfabetização. Atualmente, conta com mais de 7 mil articuladores atuantes em diferentes níveis, sendo um para cada município e dois por estado, além de equipes regionais e nacionais.
Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma estratégia desenvolvida em regime de colaboração entre a União e os entes federados, com o objetivo de garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. A proposta atende à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) e busca, paralelamente, recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia, com foco em alunos dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental.