MEC, MCom e Unesco debatem sobre transformação digital na educação básica

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    O Ministério da Educação (MEC) participou de uma visita técnica promovida pelo Digital Transformation Collaborative (DTC) em Brasília nesta semana. Esta iniciativa, liderada pela UNESCO, conta com parceiros como o UNICEF e a União Internacional de Telecomunicações para apoiar países na implementação de suas agendas de transformação digital na educação. O encontro teve como objetivo discutir avanços e desafios do Brasil na educação básica digital.

    De acordo com a UNESCO, a visita visava a promoção de trocas técnicas sobre temas prioritários para a agenda digital do país na educação. A coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica do MEC, Ana Ungari dal Fabbro, afirmou que a iniciativa está alinhada com as prioridades do ministério e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), focando na educação pública e nas desigualdades.

    Transformação digital com foco na educação

    A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é uma iniciativa do Governo Federal para integrar tecnologias digitais na educação pública. Ana Ungari dal Fabbro destacou que o objetivo não é apenas fornecer internet às escolas, mas garantir o uso pedagógico seguro e inovador da tecnologia. Esta estratégia se baseia em uma visão sistêmica e no compromisso contínuo com referências técnicas, orientando as políticas de transformação digital com equidade e qualidade.

    A visita técnica simboliza um passo importante no diálogo sobre a transformação digital na educação entre o Brasil e parceiros internacionais, reforçando o compromisso do MEC com uma política digital integrada. Estas discussões são voltadas para garantir o direito à educação de qualidade e construir soluções adequadas às realidades das redes de ensino em todo o país. Esta ação visa consolidar uma base sólida para a implantação de estratégias digitais eficazes no contexto educacional brasileiro.

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