Governo de Minas realiza cadastramento de artesãos no Triângulo Mineiro

    0
    unnamed-file-106

    O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas, realizou um mutirão de cadastramento de artesãos nos municípios de Uberaba, Araguari e Uberlândia no Triângulo Mineiro. A ação ocorreu entre os dias 22 e 25 de abril, atendendo mais de 100 artesãos.

    De acordo com Agência Minas, com o cadastramento, esses artesãos receberam a Carteira Nacional do Artesanato, que é válida em todo o país e oferece reconhecimento formal da atividade artesanal, além de acesso a políticas públicas do setor.

    Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, a iniciativa é fundamental. “A Carteira Nacional do Artesão é um instrumento fundamental para que esses trabalhadores estejam aptos para se beneficiarem das ações de fomento para o setor, desde capacitações até a participação em feiras. Isso reforça nosso compromisso com uma atividade que, além de ser expressão de nossa cultura, é um meio de renda fundamental para diversas famílias”, destacou a secretária.

    Emissão da Carteira Nacional do Artesanato

    A emissão deste documento faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), sob a gestão da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Nos estados, o serviço é realizado em parceria com as Coordenações Estaduais de Artesanato (CEA), utilizando o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

    Em Minas Gerais, a Sede-MG participa do programa por meio da Diretoria de Artesanato, permitindo que os portadores da carteira tenham acesso a cursos, capacitações e participação em editais para feiras e eventos. Esses profissionais também podem participar de ações de mercado promovidas pelo Sebrae.

    O processo de obtenção da Carteira Nacional do Artesanato pode ser realizado online no Portal do Artesanato Brasileiro ou presencialmente na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, por meio de agendamento.

    Minas Gerais possui mais de 11 mil artesãos registrados. Desde 2019, cerca de 17 mil pessoas participaram de mais de 100 eventos estaduais e nacionais, resultando em vendas de produtos no valor de quase R$ 12 milhões. O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo, reforçou que a carteira ajuda a ampliar oportunidades para os artesãos, que têm uma importância econômica significativa.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile