O Governo de Minas entregou na última terça-feira, 1º de abril, 11 novos ônibus para as linhas metropolitanas de Lagoa Santa, como parte do projeto de renovação da frota de transporte público. No total, mais de 500 novos veículos já estão em circulação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Segundo o Governo de Minas, a entrega destes veículos é resultado de um acordo firmado em setembro de 2024 com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A intermediação foi feita pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e pela Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). Este é um passo significativo na modernização do transporte público da Grande BH.
“É uma grande satisfação entregar 11 novos ônibus, que atenderão mais de 6 mil usuários que se deslocam diariamente por meio do transporte metropolitano. Hoje, chegamos a mais de 500 ônibus disponibilizados e, até o fim de 2025, serão 850 no total, representando a maior renovação da história do transporte metropolitano”, destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Renovação da Frota
Com a adição dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, atualmente composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para 6 anos até o final de 2025. Os novos ônibus estão operando em linhas que abrangem Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim e outras localidades.
O critério para alocação dos novos veículos incluiu a idade dos ônibus substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados. O projeto irá investir R$ 382 milhões para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, especialmente devido aos impactos da pandemia.