Governo de Minas atua em operação contra sonegação fiscal na região Central

    0
    unnamed-file-118
    Cira-MG / Divulgação

    O Governo de Minas participou de uma operação deflagrada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Minas Gerais (Cira-MG) para investigar fraudes tributárias e crimes contra a economia popular. A ação, ocorrida na última terça-feira (29/4), teve como alvo um grupo econômico envolvido no comércio de celulares e empréstimos pessoais na região Central do estado, especificamente em Curvelo.

    O esquema, denominado “Sistema Paralelo”, consistia na abertura de empresas fictícias sob o nome de “laranjas”. Este modelo facilitava transações comerciais de compra e venda de celulares e operações de empréstimo, realizadas sem emissão de nota fiscal e sem registros contábeis. As operações também incluíam a prática de juros abusivos. Além disso, o grupo é investigado por crimes como organização criminosa, falsidade ideológica, usura, estelionato e lavagem de dinheiro.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), a operação resultou na expedição de 31 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em várias cidades, incluindo Curvelo, Abaeté e Belo Horizonte. Até o momento, investigações apontaram a supressão aproximada de R$ 14 milhões do ICMS.

    Para garantir a recuperação de ativos, foram determinados a indisponibilidade de bens no valor de R$ 36,4 milhões, além da apreensão de veículos de luxo, imóveis e criptomoedas. Durante as buscas, armamentos e munições também foram apreendidos.

    Esforço Conjunto e Cooperação

    Segundo o Governo do Estado, a operação foi um esforço interinstitucional envolvendo o Cira-MG, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Centro de Apoio da Ordem Econômica e Tributária do MPMG. Participaram da ação seis promotores de Justiça, três delegados, cem policiais civis, 30 auditores fiscais, dez servidores do MPMG e oito policiais militares.

    Criado em 2007, o Cira-MG é uma iniciativa pioneira que influenciou a adoção de estratégias semelhantes em outros estados. Ao longo de 18 anos, essa articulação tem promovido investigações de fraudes que resultaram em significativos avanços na recuperação de ativos e na defesa da concorrência leal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recentemente passou a integrar essa articulação, reforçando o apoio operacional.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile