Cemig destaca a necessidade de revisão das instalações elétricas em imóveis

    0
    unnamed-file-95

    De acordo com informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), curtos-circuitos, superaquecimento em tomadas e choques em chuveiros são sinais de possíveis falhas nas instalações elétricas de imóveis, que podem causar acidentes e aumentar o consumo de energia. A Cemig recomenda a manutenção dessas instalações, independentemente da finalidade do imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial.

    Demétrio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig, destaca que o aumento no uso de equipamentos elétricos não foi acompanhado por uma modernização das instalações. “Observamos uma mudança no perfil de utilização da eletricidade nos últimos anos, com maior uso de equipamentos elétricos nos imóveis. De maneira geral, esse aumento de aparelhos não foi acompanhado por um redimensionamento de fiação, uma modernização dos circuitos nas instalações, que pode sofrer superaquecimento e contribuir para o desperdício de energia, colocando a instalação elétrica e todo o imóvel com risco de incêndios”, afirma.

    Revisão e Segurança

    Para evitar acidentes, o especialista recomenda que proprietários contratem eletricistas ou outros profissionais qualificados para verificar circuitos, quadros elétricos e tomadas, fazendo as adequações necessárias. Realizar essas revisões é crucial para garantir a segurança das pessoas e do imóvel. Instalações bem dimensionadas ajudam a evitar aquecimentos, choques e até incêndios, que colocam vidas e patrimônios em risco.

    Aguiar ressalta que medidas improvisadas, como “gambiarras”, são perigosas. “As ‘gambiarras’ e os ‘jeitinhos’ nas instalações elétricas são totalmente desaconselháveis e perigosos. Por isso, é fundamental que toda a casa tenha um projeto elétrico, o que facilita a manutenção e até a avaliação para o acréscimo de novas cargas no imóvel”, complementa.

    O aterramento elétrico é outra prática importante. Essa técnica conecta os equipamentos e instalações elétricas ao solo, dissipando fugas de energia e evitando danos aos equipamentos e riscos às pessoas.

    Benefícios Econômicos

    Além de segurança, uma instalação elétrica bem projetada pode trazer economia. Conexões malfeitas, muitas vezes ocultas nas paredes ou tetos, podem gerar desperdício de energia devido a superaquecimentos. Uma revisão adequada pode reduzir o consumo de energia e gerar uma economia média de 30% na conta de luz.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile