De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 100 municípios estão em situação de emergência ou calamidade pública devido às intensas chuvas, número que corresponde a 11,7% dos 853 municípios do estado. Esta atualização inclui 15 novas cidades, listadas desde a última sexta-feira (17). Com o reconhecimento oficial, as prefeituras podem acessar mais rapidamente os recursos necessários para mitigação dos danos.
O estado também registra 26 mortes em consequência das tempestades, com Ipatinga contabilizando dez destas fatalidades. Além disso, 14 cidades confirmaram óbitos relacionados a esses eventos climáticos extremos. Minas Gerais enfrenta o desafio de realocar 417 pessoas que estão desabrigadas em abrigos públicos, enquanto outras 3.535 encontraram abrigo em casas de familiares e amigos.
Impacto das Chuvas
As chuvas intensas no estado têm causado problemas significativos de infraestrutura e humanitários. A situação de emergência facilita a liberação de verbas e recursos emergenciais, que são vitais para a reconstrução e apoio às pessoas afetadas. Autoridades estaduais e municipais continuam monitorando a situação para providenciar assistência e recursos enquanto buscam mitigar os danos causados por esse fenômeno climático adverso.