UNIFAL-MG promove treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar para profissionais de Alfenas

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    Participantes do projeto de extensão EDUCAFIE e ADHs durante treinamento para RCP (Imagem: arquivo pessoal/EDUCAFIE)Atividade desenvolvida pelos participantes do EDUCAFIE (Imagem: arquivo pessoal/EDUCAFIE)Gráfico com média geral de acertos dos questionários (Imagem: arquivo pessoal/EDUCAFIE)

    Por meio do projeto de extensão “Educação Continuada em Fisioterapia Intensiva e Emergente” (EDUCAFIE), a UNIFAL-MG realizou um treinamento teórico-prático de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) direcionado às Auxiliares de Desenvolvimento Humano (ADH) da rede municipal de Alfenas, MG. Durante seis semanas, o curso de Fisioterapia ofereceu capacitação para situações emergenciais no ambiente escolar, como parte de suas atividades curriculares de extensão.

    De acordo com informações do Jornal UNIFAL MG, o treinamento ocorreu semanalmente, entre 28 de abril e 2 de junho, e foi coordenado por estudantes do quinto período de Fisioterapia e monitores da disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar e Biossegurança. Participaram também Maeli Beatriz Dias Moreira, bolsista do projeto, Joice Santana Ferreira, mestranda, além de Carolina Kosour, do Instituto de Ciências da Motricidade, que supervisionou as atividades.

    Etapas do Treinamento

    A capacitação foi dividida em duas etapas: teórica e prática. Na teórica, as participantes aprenderam sobre verificação de segurança local, avaliação de consciência e respiração, uso do desfibrilador externo automático (DEA) e procedimentos de chamada de emergência. Na fase prática, realizaram manobras em manequins de simulação de adultos, adolescentes e bebês, com foco no uso do DEA e ações pós-emergência.

    Para avaliar o progresso das participantes, foram aplicados questionários antes e depois do treinamento. “As questões abordaram suporte básico de vida, avaliação da vítima, compressões torácicas, ventilação e uso do DEA”, explicou Carolina Kosour. Os resultados mostraram um aumento significativo no conhecimento após o treinamento, destacando a eficácia da metodologia aplicada.

    O impacto do projeto foi percebido tanto no desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos quanto na melhoria das condições de preparo das ADHs para emergências. A docente responsável enfatizou que, além dos conhecimentos técnicos, o projeto valorizou a vida e a segurança no ambiente escolar.

    Dionêia de Carvalho Paiva, ADH e professora em Alfenas/MG, relatou estar mais segura após o treinamento, destacando a importância de capacitações periódicas para reforçar conhecimento e prática.

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