Tecnologia e parcerias melhoram serviços públicos em Minas Gerais

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    Parcerias entre instituições públicas e a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) estão inserindo o cidadão mineiro no centro de esforços para facilitar o acesso a serviços públicos de qualidade. A política estadual de transformação digital tem possibilitado avanços significativos nesse sentido.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), um exemplo dessa iniciativa é o ProBPMS, um sistema de gestão de processos agilizado e facilitado, desenvolvido em parceria com a Seplag, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e em cooperação com a Secretaria de Casa Civil (SCC). O objetivo do sistema é permitir que órgãos e entidades tramitem ações de maneira ágil, simples e eficiente.

    Reconhecimento Internacional e Impactos Locais

    O ProBPMS foi reconhecido pela Boas Práticas em Inovação Pública 2025, na categoria Inovação em Escala, com cerimônia de apresentação marcada para os dias 3 e 4 de julho em Santiago, Chile.

    Outro exemplo de impacto positivo é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Mais de 42 mil pessoas, em 803 municípios, já utilizam a Ciptea para facilitar o acesso a serviços de saúde, educação e assistência social. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a iniciativa é fruto de uma parceria com a Seplag, permitindo um acesso mais humanizado a esses serviços.

    Bárbara Azevedo, mãe de uma criança autista, afirma que a carteirinha auxilia na comunicação das necessidades do filho. Katariny Esteves, também mãe, reforça a importância do documento para o atendimento prioritário em serviços essenciais.

    Benefícios e Inovações Tecnológicas

    De acordo com Augusto Zadra, Superintendente de Planejamento, Controle e Qualidade da Prodemge, o ProBPMS tem apresentado avanços, como a redução do tempo de tramitação de processos, eliminação de etapas com formulários inteligentes, validação automática de dados e monitoramento em tempo real de solicitações.

    Zadra ainda destaca que a parceria com instituições estaduais tem sido fundamental para a modernização e automação dos processos. Ele comenta que esses esforços possibilitam a entrega de serviços mais eficientes, transparentes e integrados, promovendo uma transformação digital no estado.

    A Secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressalta que a Ciptea não só facilita o atendimento prioritário, mas promove dignidade e autonomia para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, utilizando tecnologia para ampliar o acesso e reduzir burocracias.

    Para mais informações sobre o ProBPMS e a Ciptea, acesse os links: ProBPMS e Ciptea.

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