A Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) intensificou suas iniciativas para adolescentes em conflito com a lei, promovendo 10.953 oficinas entre janeiro e abril deste ano. Este número representa um aumento de 15,63% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Governo de Minas, o crescimento das atividades reflete o empenho da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na oferta de alternativas educativas e profissionais para esses jovens. As 42 unidades socioeducativas distribuídas pelo estado foram os locais onde as oficinas ocorreram.
“O aumento significativo no número de oficinas criadas pelo nosso sistema socioeducativo mostra o nosso compromisso em oferecer novos caminhos para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Acreditamos que educação, cultura e profissionalização são ferramentas essenciais para que possam romper o ciclo da infração e reconstruir suas vidas”, afirmou Rogério Greco, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.
As oficinas oferecidas envolvem modalidades esportivas (2.259), culturais (2.408), orientação aos estudos (1.543), orientação profissional (1.834), saúde (1.202) e diversos outros temas (1.707). Elas não se limitam aos centros socioeducativos, sendo realizadas também em centros culturais, museus, empresas e espaços ao ar livre.
Organização e Temáticas
As atividades têm o objetivo de corresponder aos eixos obrigatórios como esporte, cultura, lazer, convivência familiar e comunitária, colaborando para a responsabilização e reintegração dos adolescentes. Giselle da Silva Cyrillo, subsecretária de Atendimento Socioeducativo, enfatiza a importância das oficinas de reforço pedagógico e orientação profissional.
Segundo Cyrillo, essas oficinas possibilitam que os adolescentes se preparem para ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada. “Elas permitem que o adolescente saia das medidas socioeducativas tendo condições de se inserir de maneira qualificada e protegida no mercado de trabalho e, efetivamente, rompam com a trajetória infracional, diminuindo a reincidência e garantindo a Minas Gerais um estado mais seguro para se viver”.
O sistema socioeducativo realiza essas atividades sob a coordenação da Diretoria de Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer (DFP). Márcia Pedrosa, analista executivo de Defesa Social, reforça a importância de construir ou reconstruir o espaço escolar, fortalecendo a sensação de pertencimento dos jovens.
A iniciativa integra jovens às suas funções sociais, como estudantes e cidadãos, contribuindo para sua ressignificação e ressocialização no contexto social e familiar.