Projeto Mural das Águas da Copasa estimula consciência ambiental através da arte

    0
    unnamed-file-56

    O projeto Arte Chuá nas Escolas – Mural das Águas, desenvolvido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), inicia suas atividades neste mês em várias escolas de Minas Gerais. De acordo com a Agência Minas, a iniciativa busca promover a educação ambiental e a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos nas comunidades escolares.

    A ação tem como primeira etapa a passagem por instituições de ensino nas cidades de Itamonte, Baependi, Tiros, Campanha, Santa Luzia e Salinas. O projeto envolve uma equipe interdisciplinar composta por colaboradores das equipes ambientais da Copasa e artistas plásticos, que realizam palestras e oficinas com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

    Durante as oficinas, os alunos são incentivados a produzir desenhos individuais, que junto ao artista plástico responsável, são selecionados para compor a narrativa do mural que será desenhado nas paredes das escolas participantes. Este processo busca integrar a comunidade acadêmica na reflexão sobre a importância da preservação ambiental e saneamento local.

    Atividades e Implementação

    As oficinas são destinadas a turmas de 30 alunos e têm como critério de seleção, além da participação no Chuá Socioambiental, serem contempladas com o Selo Chuá: Escola Amiga do Meio Ambiente e estarem em municípios que implementam o Programa Pró-Mananciais da Copasa.

    O projeto está previsto para estrear sua edição de 2025 em Itamonte, Sul de Minas, nas escolas municipais Noemi M. Bustamante e Professora Adelaide M. F. Bacelar. Rebeca Mendes, educadora ambiental envolvida na iniciativa, destaca a importância da conscientização sobre os recursos hídricos locais. Segundo ela, o projeto deixará uma marca de aprendizado na escola e na comunidade.

    Rosiane Rodrigues de Lima, diretora da Escola Municipal João Francisco Capetinga em Tiros, expressou expectativas positivas com a chegada do projeto, esperançosa pela mudança de comportamento das crianças em relação ao uso consciente da água e à proteção dos mananciais da cidade.

    Parcerias e Expansão

    A Copasa, por meio do Programa Pró-Mananciais, tem mobilizado comunidades e instituições parceiras para fortalecer laços com a microbacia hidrográfica local. Nos anos de 2023 e 2024, o Mural das Águas já alcançou 79 escolas em 60 municípios, impactando diretamente mais de 2,2 mil estudantes.

    Esta iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cumprindo seu objetivo de “Cuidar da água e gerar valor para as pessoas” ao aliar fornecimento de serviços essenciais à preservação de fontes de água e ao desenvolvimento sustentável das comunidades mineiras.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile