Estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais têm até esta quarta-feira (30 de abril) para se inscrever no Passaporte Mineiro do Conhecimento, um programa do Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA). O projeto selecionará 150 alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) para um intercâmbio estudantil internacional.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o programa oferece bolsas integrais que incluem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e uma ajuda de custo. Os selecionados terão a oportunidade de viajar para diversos continentes participando de atividades interculturais. As inscrições devem ser realizadas através deste formulário.
O regulamento completo está disponível neste link. Informações detalhadas, incluindo a Cartilha de Orientações, podem ser encontradas aqui.
Critérios de Inscrição
Para se candidatar, é necessário estar matriculado no 1º ano do Emti em 2025, ter frequência escolar superior a 75%, média igual ou superior a 75% nos componentes da Base Nacional Comum Curricular no ano anterior, ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque e não ter sido reprovado anteriormente.
Os estudantes selecionados viverão por até um ano fora do Brasil, cursando o 2º ano do ensino médio em ambientes que permitirão a exploração de novas culturas, costumes e saberes, enriquecendo, assim, o currículo para o 3º ano do ensino médio ao retornarem ao Brasil.
Processo Seletivo e Trilha Formativa
Após a inscrição, 300 semifinalistas serão selecionados para participar de uma trilha formativa que abrange palestras e oficinas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ademais, os estudantes serão submetidos a entrevistas individuais, onde características como adaptação e interesse em novas culturas serão avaliadas.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento tem como origem a experiência da Fundação Helena Antipoff com o projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, e foi expandido em 2024 para todas as 794 escolas Emti. A edição anterior já contemplou 150 jovens, alguns dos quais já estão em fase de embarque.