Prazo para inscrições no Passaporte Mineiro do Conhecimento termina nesta quarta-feira 30/4

    0
    unnamed-file-114

    Estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais têm até esta quarta-feira (30 de abril) para se inscrever no Passaporte Mineiro do Conhecimento, um programa do Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA). O projeto selecionará 150 alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) para um intercâmbio estudantil internacional.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o programa oferece bolsas integrais que incluem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e uma ajuda de custo. Os selecionados terão a oportunidade de viajar para diversos continentes participando de atividades interculturais. As inscrições devem ser realizadas através deste formulário.

    O regulamento completo está disponível neste link. Informações detalhadas, incluindo a Cartilha de Orientações, podem ser encontradas aqui.

    Critérios de Inscrição

    Para se candidatar, é necessário estar matriculado no 1º ano do Emti em 2025, ter frequência escolar superior a 75%, média igual ou superior a 75% nos componentes da Base Nacional Comum Curricular no ano anterior, ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque e não ter sido reprovado anteriormente.

    Os estudantes selecionados viverão por até um ano fora do Brasil, cursando o 2º ano do ensino médio em ambientes que permitirão a exploração de novas culturas, costumes e saberes, enriquecendo, assim, o currículo para o 3º ano do ensino médio ao retornarem ao Brasil.

    Processo Seletivo e Trilha Formativa

    Após a inscrição, 300 semifinalistas serão selecionados para participar de uma trilha formativa que abrange palestras e oficinas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ademais, os estudantes serão submetidos a entrevistas individuais, onde características como adaptação e interesse em novas culturas serão avaliadas.

    O Passaporte Mineiro do Conhecimento tem como origem a experiência da Fundação Helena Antipoff com o projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, e foi expandido em 2024 para todas as 794 escolas Emti. A edição anterior já contemplou 150 jovens, alguns dos quais já estão em fase de embarque.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile