Pesquisa da UNIFAL-MG sobre laserterapia no pós-parto é premiada em congresso

    0
    unnamed-file-16
    Thais de Castro Santos, pesquisadora principal do estudo e mestranda da UNIFAL-MG, recebeu o prêmio de Melhor Trabalho no IX ALAPP (Foto: arquivo pessoal)Grupo de pesquisadoras PPGCR UNIFAL-MG (Foto: arquivo pessoal)Apresentação do trabalho no IX ALAPP (Foto: arquivo pessoal)(Foto: arquivo pessoal)

    Um estudo realizado pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em colaboração com a maternidade do Hospital Santa Casa de Alfenas, conquistou o prêmio de Melhor Trabalho Científico no IX Congresso Latino-Americano de Piso Pélvico (ALAPP). A pesquisa, intitulada “Efeito da Fotobiomodulação na dor e cicatrização em mulheres no pós-parto imediato com lacerações perineais: ensaio clínico randomizado”, avaliou a eficácia da laserterapia de baixa potência no alívio da dor e na cicatrização de lesões perineais em mulheres.

    Grupo de pesquisadoras PPGCR UNIFAL-MG (Foto: arquivo pessoal)

    De acordo com o Jornal UNIFAL-MG, a fisioterapeuta Thais de Castro Santos, principal pesquisadora do projeto e egressa da UNIFAL-MG, conduziu o estudo sob orientação da professora Lígia de Sousa Marino e coorientação da professora Simone Botelho. A pesquisa, que também contou com a participação da pesquisadora Laíza Helena Viana, visou investigar o impacto da fotobiomodulação no controle da dor e na cicatrização de lesões perineais durante o primeiro dia após o parto.

    Impactos no pós-parto

    Os resultados do estudo indicam que a terapia com laser de baixa potência pode ser uma intervenção eficaz e de baixo custo para minimizar o desconforto das mulheres no pós-parto imediato. Foi observada uma diminuição significativa na necessidade do uso de analgésicos, trazendo benefícios tanto para as mães quanto para os bebês. A colaboração entre a UNIFAL-MG e a maternidade do Hospital Santa Casa de Alfenas foi um fator essencial para a pesquisa.

    A professora Simone Botelho ressaltou a importância da inclusão de fisioterapeutas na equipe obstétrica, afirmando que “a inserção do fisioterapeuta é essencial para o preparo das mulheres, visando minimizar os efeitos da gestação e do parto nas disfunções do assoalho pélvico”. Thais Castro, ao refletir sobre o reconhecimento internacional recebido pelo trabalho, destacou que este prêmio representa a culminação de um esforço coletivo e a superação de desafios.

    Apresentação do trabalho no IX ALAPP (Foto: arquivo pessoal)

    Avanços e próximos passos

    Conforme a professora Simone Botelho, este estudo não só destaca a importância de mais fisioterapeutas nas maternidades, como também demonstrou que o uso da fotobiomodulação pode reduzir o uso de medicamentos. A equipe de pesquisa já está planejando novas etapas, que incluem a análise de variados parâmetros do laser e seus efeitos, com o objetivo de aprofundar a compreensão do uso da fotobiomodulação em lesões obstétricas.

    A UNIFAL-MG oferece serviços de acompanhamento fisioterapêutico especializado para gestantes e puérperas, através do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Lagos (CISLAGOS). O objetivo é prevenir e tratar disfunções do assoalho pélvico.

    (Foto: arquivo pessoal)

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile