A Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu início às atividades do Núcleo de Inteligência Artificial aplicada à Educação (NIAE), vinculado ao Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch). A primeira iniciativa oficial do Núcleo foi o curso intitulado “IA aplicada à Pesquisa Qualitativa”, voltado para 11 professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
De acordo com a UFLA, o curso foi estruturado em formato de oficinas práticas, permitindo que os docentes tivessem contato com ferramentas de IA Generativa e discutissem os impactos do uso dessas tecnologias na produção acadêmica. O objetivo principal foi capacitar os professores para orientar e avaliar pesquisas que utilizam inteligência artificial em todas as etapas, desde a concepção dos projetos até a finalização dos relatórios científicos.
Durante as atividades, os participantes exploraram o uso do ChatGPT e Gemini, tecnologias que têm influenciado diretamente o ensino e a pesquisa acadêmica. Além do manejo técnico dessas ferramentas, a programação incluiu debates sobre questões éticas, identificação de vieses e os limites dessas tecnologias na produção de conhecimento científico na área da educação.
Plano para novas iniciativas no Núcleo
O professor Ronei Ximenes Martins destacou que a ação inicial representa um marco para o programa de pós-graduação da UFLA, apontando para o compromisso com a qualidade das pesquisas e da formação oferecida na universidade. Segundo ele, “esta ação foi um piloto preparatório para oferta de novas turmas e é precursora de outras a serem desenvolvidas pelo Núcleo, em 2025”.
O professor também ressaltou a importância de ampliar o engajamento de pesquisadores e estudantes da UFLA em estudos que integrem inovações metodológicas e tecnologias de propósito geral, especialmente com o uso de IA generativa, no campo da educação.