A Universidade Federal de Lavras (UFLA) implementou oficialmente o Núcleo de Inteligência Artificial aplicada à Educação (NIAE), vinculado ao Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch). A primeira atividade realizada pelo Núcleo foi o curso “IA aplicada à Pesquisa Qualitativa”, que contou com a participação de 11 professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
De acordo com a UFLA, o curso foi organizado em formato de oficinas práticas, oferecendo aos docentes experiências diretas com ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. A programação incluiu reflexões sobre os impactos dessas tecnologias na produção acadêmica, com o objetivo de preparar os professores para o uso ético e metodológico de IA em todas as etapas do processo investigativo, desde a concepção de projetos até a elaboração de relatórios finais.
Entre as atividades realizadas, os participantes exploraram ferramentas como ChatGPT e Gemini, que têm sido amplamente estudadas no contexto educacional e na pesquisa acadêmica. Além do uso técnico das tecnologias, os participantes discutiram questões éticas, identificação de vieses e os limites dessas ferramentas na construção de conhecimento científico.
Perspectivas futuras para o Núcleo
O professor Ronei Ximenes Martins destacou a relevância da iniciativa para o avanço do programa de pós-graduação em educação da universidade: “Esta ação foi um piloto preparatório para oferta de novas turmas e é precursora de outras a serem desenvolvidas pelo Núcleo, em 2025. O momento é de busca por adesão de pesquisadores e estudantes das diversas áreas de conhecimento da UFLA, para podermos ampliar estudos e buscar inovações metodológicas no campo da educação mediada por tecnologias, especialmente as de propósito geral, como as IA generativas.”