O Governo Federal anunciou a intenção de restituir valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS antes de 31 de dezembro deste ano. Essa informação foi destacada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo Canal Gov da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com o ministro, “o presidente (Lula) pediu para que a gente fosse rápido, que a gente fosse implacável na busca dos culpados, para a responsabilização daqueles culpados…”. Há duas semanas, aproximadamente 9 milhões de beneficiários foram notificados para informar se os descontos para associações foram autorizados ou não. Segundo o INSS, até 28 de maio, mais de 2,3 milhões de pessoas contestaram os descontos não autorizados, solicitando reembolso.
A devolução dos valores, referente ao mês de abril, começou em 26 de maio e se estenderá até 6 de junho. No total, R$ 292 milhões serão reembolsados aos afetados. Wolney Queiroz afirmou: “Nós estamos agora exatamente nesse período onde o aposentado que antes tinha dinheiro retirado, agora ele vai no contra-cheque e ele vê o dinheiro voltando para a sua conta”.
Fraudes e Atendimento nos Correios
As autoridades estimam que o esquema de fraudes, ocorrido entre 2019 e 2022, desviou cerca de R$ 2,56 bilhões. Durante as investigações, já foram bloqueados R$ 1 bilhão em bens de entidades e dirigentes envolvidos. A partir desta sexta-feira (30/5), aposentados e pensionistas terão uma nova opção para obter informações sobre seus benefícios. Além dos canais já disponíveis, como o aplicativo Meu INSS, site do INSS e a Central 135, os beneficiários podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios para verificar possíveis descontos não autorizados.
Segundo Wolney Queiroz, essa parceria com os Correios visa oferecer atendimento presencial e humanizado em todas as cidades do país, dado que o INSS realiza cerca de 100 milhões de atendimentos mensais, dos quais 2 milhões são presenciais nas agências do instituto. “Os Correios treinaram os seus funcionários”, explica o ministro, assegurando um atendimento acolhedor e paciente para aqueles que não estão habituados com processos digitais.
Assista à íntegra do Programa Bom Dia, Ministro