Governo de Minas disponibiliza planos de manejo de unidades de conservação privadas

    0
    unnamed-file-54

    Os planos de manejo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), reconhecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), estão sendo disponibilizados ao público através da Biblioteca Virtual Sophia. Esta iniciativa visa ampliar o acesso à informação e fortalecer a gestão e preservação dessas áreas protegidas.

    As RPPNs são unidades de conservação criadas em áreas privadas, com caráter perpétuo e dedicadas à proteção da biodiversidade. Atualmente, o IEF já reconheceu 297 dessas reservas, sendo que 76 possuem planos de manejo aprovados. Esses planos são documentos técnicos que orientam a gestão e o uso sustentável dessas áreas.

    De acordo com o Governo de Minas, a Biblioteca Sophia é uma plataforma digital que reúne uma vasta coleção de livros, artigos e documentos acadêmicos. Anteriormente, a plataforma já disponibilizava planos de manejo de unidades de conservação públicas e agora amplia seu acervo com os documentos das RPPNs. A divulgação desses documentos visa facilitar o trabalho de pesquisadores, estudantes e profissionais da área ambiental, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com informações sensíveis devidamente ocultadas.

    “A possibilidade de disponibilizar estes planos na Biblioteca Sophia, assim como das unidades de conservação públicas, é uma inovação bastante estratégica”, afirmou o gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do IEF, Edmar Monteiro. Ele esclarece que a proposta do instituto é aprimorar, continuamente, ferramentas que aumentem a acessibilidade dos dados referentes às unidades estaduais.

    Divulgação Gradual dos Planos de Manejo

    “Mesmo que as RPPNs sejam unidades formadas por áreas particulares, divulgar seus planos de manejo, documento que estabelece o seu zoneamento e normas, é de suma importância quando entendemos estas unidades no contexto do Sistema Estadual de Unidades de Conservação”, reforça Monteiro.

    Atualmente, 21 planos de manejo de RPPNs já estão acessíveis na plataforma. A inclusão dos demais documentos será realizada de forma gradual, ampliando assim o acesso ao público interessado.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile