Governo de Minas alerta para fortes chuvas este fim de semana

    0
    unnamed-file-51

    O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu um alerta sobre a previsão de chuvas intensas para o estado entre esta sexta-feira (4/4) e domingo (6/4). De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), estas chuvas estão associadas a áreas de instabilidade atmosférica e devem atingir com maior intensidade o Centro-Sul e Sudeste de Minas, incluindo a Grande Belo Horizonte.

    Nessas regiões, o acumulado pluviométrico pode ultrapassar 80 milímetros, especialmente no extremo leste do Sul de Minas, metade leste do Campo das Vertentes, grande parte da Zona da Mata e sul do Vale do Rio Doce. No restante do Sul de Minas e áreas do Oeste, os volumes devem variar de 50 a 80 milímetros. A previsão para o Triângulo/Alto Paranaíba, Noroeste, sul do Norte de Minas e outras regiões é de 20 a 50 milímetros.

    Previsões e Recomendações

    Nas áreas restantes, a expectativa é de até 20 milímetros, sendo que os menores acumulados são previstos para o extremo Norte e o Nordeste. Segundo o Governo de Minas Gerais, a Cedec mantém equipes de prontidão contínua e um comitê integrado para coordenar ações necessárias. O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é realizado pelo Cindec e pelo Igam para garantir respostas rápidas.

    Moradores podem receber alertas meteorológicos em tempo real via SMS, enviando seu CEP para o número 40199. Além disso, notificações sonoras e de texto serão emitidas pela Defesa Civil em situações de risco, assegurando que informações cruciais cheguem a áreas vulneráveis. Essa medida é resultado de uma colaboração com a Defesa Civil Nacional, reforçando a prevenção e proteção da população mineira.

    Diante da previsão de chuvas intensas, a Defesa Civil recomenda atenção e cumprimento das dicas de segurança para prevenir acidentes. Não se deve atravessar enxurradas ou estacionar sob árvores, e é importante evitar áreas de inundação. O alerta também inclui a importância de se manter longe de linhas elétricas e evitar piscinas durante tempestades.

    Para emergências, os números de contato são: 190 para a Polícia Militar, 193 para os Bombeiros e 199 para a Defesa Civil.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile