Nesta sexta-feira (21/3), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, escolas da rede estadual de Minas Gerais realizam ações para promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Essas ações também incluem a preparação para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), as iniciativas têm como objetivo estimular o conhecimento e o respeito à diversidade.
O diretor de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, Erenilton Peixoto, afirmou que a Secretaria está comprometida com a inclusão nas escolas, orientando as Superintendências Regionais de Ensino e as instituições de ensino na implementação de projetos inclusivos.
Inclusão na prática
Um exemplo positivo das iniciativas da SEE/MG é Lucas Manuel da Silva, estudante da Escola Estadual Alberto Delpino, em Belo Horizonte. Ele conquistou o segundo lugar em Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “A escola e os professores tratam a inclusão com muita seriedade”, disse Lucas, destacando a importância do ambiente escolar para seu desenvolvimento acadêmico.
Entre as atividades promovidas estão rodas de conversa, palestras, exibições de filmes seguidas de debates e oficinas sobre respeito às diferenças. Além disso, há campanhas visuais com cartazes e murais temáticos.
As escolas foram incentivadas a sugerir que os estudantes vistam roupas ou acessórios com cores simbólicas: azul para o Autismo e azul e amarelo para a Síndrome de Down.
Estratégias Pedagógicas de Inclusão
A SEE/MG implementa diversas estratégias pedagógicas para apoiar estudantes da educação especial. Ao ingressar na rede, cada aluno é submetido a uma avaliação, que resulta em um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Este plano permite um acompanhamento personalizado do aprendizado, priorizando as necessidades de cada estudante.
A SEE/MG também oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) e apoio pedagógico. A rede estadual conta com 47 Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva, responsáveis por formar continuadamente educadores e adaptar materiais pedagógicos aos alunos com deficiência.