Acontecem neste domingo, 4 de maio, as provas do concurso do Ministério Público da União (MPU), abrangendo os cargos de técnico e analista. A estimativa é de que mais de 240 mil candidatos participem da seleção. Os exames são realizados em todas as capitais do país.
Pela manhã, entre 8h e 12h30, ocorrem as provas para a carreira de analista. À tarde, das 15h às 19h30, os exames são destinados aos candidatos a técnico. Os portões foram abertos às 6h30 para a prova da manhã, com fechamento às 7h30; à tarde, o acesso é permitido das 13h30 às 14h30, conforme o horário de Brasília-DF.
Orientações para as Provas
Os candidatos devem estar atentos às orientações sobre o que é permitido levar aos locais de prova e quais documentos são aceitos. No site da Folha Qconcursos, é possível verificar as informações detalhadas.
De acordo com a organização do concurso, a prova objetiva é composta por 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 12 questões do módulo de Conhecimentos Gerais, 25 do módulo de Conhecimentos Específicos, e atingir um total mínimo de 45 acertos na prova.
Estrutura das Provas
As disciplinas variam conforme o cargo. Para técnico de administração, por exemplo, o módulo I inclui Língua Portuguesa, Noções de Sustentabilidade, e Noções de Direitos Humanos e Acessibilidade. Já o módulo II abrange Legislação Institucional e Conhecimentos Específicos.
A prova discursiva, destinada a todos os candidatos, exceto para o cargo de policial institucional, consiste em uma redação no formato dissertativo-argumentativo de 20 a 30 linhas, valendo até 40 pontos. Serão corrigidas apenas as redações dos candidatos habilitados na objetiva, de acordo com os critérios do edital.
Vagas e Remuneração
O concurso oferece 172 vagas imediatas mais cadastro reserva para diversos cargos, incluindo técnico de administração e analista de Direito. A remuneração dos aprovados poderá alcançar até R$ 16.637,08, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade do MPU (GAMPU) e auxílio-alimentação, cujo valor foi recentemente reajustado para R$ 1.784,42.
Segundo a secretária-geral do MPU, Eliana Torelly, há expectativa de que os primeiros aprovados sejam convocados ainda em 2025. O resultado final do concurso deverá ser divulgado no segundo semestre, com possibilidade de prorrogação da validade por dois anos.
Acompanhe outras atualizações e confira detalhes na íntegra através da declaração oficial da secretária.