Alerta de perigo muito alto em quatro estados

    0
    unnamed-file-48
    1 de 3 Nuvem de chuva carregada sobre a região da Grande SP — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 3 Alertas para o fim de semana — Foto: Arte/g1 3 de 3 Alertas para sexta — Foto: Arte/g1

    O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu atualizações de alertas de risco para várias cidades do Sudeste do Brasil devido a previsão de intensas chuvas até domingo (6). As regiões com maior atenção são Petrópolis, Juiz de Fora e Cachoeiro de Itapemirim, onde há riscos de deslizamentos e enchentes.

    De acordo com informações do g1, Petrópolis continua com alerta de perigo “muito alto” devido à previsão de chuvas persistentes, especialmente no sábado (5) e domingo (6). No entanto, Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) também foram incluídas nos alertas de risco elevado para deslizamentos, com destaque para o final de semana.

    Além disso, regiões urbanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo foram alertadas para possíveis inundações, especialmente a Região Metropolitana de São Paulo. Cidades como a capital paulista e seus arredores têm atenção especial.

    Entendendo os eventos geo-hidrológicos

    Eventos geo-hidrológicos são fenômenos naturais envolvendo água e solo, frequentemente exacerbados por chuvas intensas. Esses eventos incluem enchentes, inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras.

    A Climatempo prevê que os acumulados de chuva possam ultrapassar 300 milímetros em algumas áreas durante esse período. No estado do Rio de Janeiro, o volume de chuva pode superar a média para abril.

    Segundo o Cemaden, a partir desta sexta (4), há uma alta possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios em algumas regiões do interior e do litoral paulista, assim como no Rio de Janeiro e na região serrana do estado.

    Riscos para o fim de semana

    Na lista de riscos para enchentes e alagamentos, São Paulo e São José dos Campos, junto a municípios litorâneos, estão em alerta “alto”. Juiz de Fora, Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campos dos Goytacazes (RJ) têm risco “moderado”. Para deslizamentos, Petrópolis e outras áreas têm risco “muito alto”.

    Os avisos do Cemaden dividem-se em categorias de risco hidrológico e geológico. Risco hidrológico refere-se a alagamentos e inundações, enquanto risco geológico está associado a deslizamentos e quedas de barreiras. Os alertas variam de moderado a muito alto, este último indicando alta probabilidade de impacto significativo.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile