Choveu com bastante intensidade em Viçosa nesta segunda-feira (1º), causando alguns transtornos para a população. Em algumas partes da cidade, houve registros de alagamentos.
No bairro João Braz, a Defesa Civil atendeu a um chamado de desmoronamento de muro em uma residência. Ninguém se feriu e uma lona foi usada para proteger a terra exposta e evitar novas infiltrações e deslizamentos.
De acordo com os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva nas últimas 24 horas passou de 92 mm em alguns pontos da cidade. As chuvas mais intensas ocorreram durante a madrugada e no início da noite. Nos últimos quatro dias, o acumulado passa de 110 mm em algumas localidades.
No Centro e no bairro Fátima foram registrados os maiores volumes, 92 mm. Já no Vale do Sol e em São José do Triunfo, os pluviômetros registraram acumulados de 80 e 88 mm respectivamente.
O Cemaden emitiu alerta moderado para movimento de massa no município no inicio da noite. De acordo com o relatório, as áreas de risco de movimentos em Viçosa caracterizam-se pela ocupação de colinas e morros baixos com residências próximas de taludes de corte verticais e semi-verticais.
Por conta do início do período chuvoso e da possibilidade de grandes registros de acumulados em pouco espaço de tempo, espera-se que ocorram deslizamentos pontuais e induzidos, principalmente planar de solo que podem conter blocos rochosos associados. Um mapeamento das áreas de maior risco da cidade foi divulgado junto ao relatório. (veja aqui)
O órgão estima que que 14.668 pessoas, moradoras de 3.641 residências, estejam expostas ao risco alertado. Por esta razão, foram feitos alertas às equipes de defesa civil do município para que reforcem o monitoramento e tomem as providências previstas no plano de contingência caso seja necessário.
De acordo com o Cemadem, a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas para as próximas horas, podendo ocorrer em forma de pancadas de intensidade moderada a forte.
Os modelos meteorológicos GFS (Estados Unidos) e ECMWF (Europa) apontam que o acumulado de chuva em Viçosa nesta terça-feira (2) deve variar entre 35 e 75 mm. Nos próximos dez dias, pode chover entre 100 e 120 mm na cidade.