O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou nesta sexta-feira (2), em Uberaba, da 90ª edição da ExpoZebu, apontada como a maior feira pecuarista de raças zebuínas do mundo. A exposição, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), acontece no Triângulo Mineiro e reúne criadores, expositores e visitantes de várias partes do país.
Durante a visita, Simões acompanhou os julgamentos das raças zebuínas Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Guzerá Leiteiro, Indubrasil e Nelore, além de participar da premiação do campeonato Gir Leiteiro. O vice-governador também vistoriou o estande do Governo de Minas, que oferece uma vila gastronômica formada por restaurantes e estabelecimentos da agricultura familiar.
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o governo disponibilizou orientações aos produtores rurais por meio de um estande institucional. Profissionais da Emater-MG, IMA e Epamig participaram, destacando o desenvolvimento agropecuário, sustentabilidade, sanidade e inovação no campo.
Apoio ao Setor Agropecuário
Uma das iniciativas do evento foi a organização do Shopping Gir Leiteiro, tradicional leilão realizado pela Epamig, que colocou à disposição 22 fêmeas, sete machos e nove doses de sêmen. A apresentação dos animais ocorreu entre os dias 28 de abril e 2 de maio no Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig em Uberaba.
A ExpoZebu é reconhecida internacionalmente por fomentar negócios e otimizar a genética zebuína, abastecendo o mercado global. O estado de Minas Gerais possui um agronegócio robusto, que, pela primeira vez, superou as exportações de mineração em 2024, atingindo US$ 17,1 bilhões. O setor agrícola representa parte significativa do Produto Interno Bruto estadual, totalizando R$ 70 bilhões.
Em um panorama de crescimento contínuo, nos últimos cinco anos, o PIB do setor agropecuário de Minas cresceu 16%, e a expectativa é de um acréscimo de 11% com novas oportunidades de crédito e financiamento. No início de 2025, o setor representou 43% do total das exportações de Minas Gerais, registrando o melhor bimestre na série histórica.