Um homem em situação de rua foi encontrado nu dentro de um canil no Centro Municipal de Acolhimento Provisório de Adultos (Cemapa) em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. De acordo com informações do O TEMPO, a denúncia foi feita pelo vereador Leandro Morais (União) durante uma sessão na Câmara Municipal na quarta-feira, 30 de abril.
Morais divulgou um vídeo em suas redes sociais onde classificou o episódio como uma “afronta aos direitos humanos” e criticou a administração do prefeito Coronel Dimas (Republicanos). O vereador declarou: “Isso tudo representa um retrato triste da atual gestão do prefeito Coronel Dimas. Mas não vamos parar enquanto os responsáveis não forem punidos”.
Leandro Morais anunciou que solicitará a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal. Ele planeja encaminhar a denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e à Comissão de Direitos Humanos. Além disso, um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Investigação em Andamento
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que um inquérito foi instaurado para investigar as circunstâncias do ocorrido. Segundo a PCMG, o processo tramita sob sigilo, e as diligências e oitivas estão em andamento para esclarecer os fatos. “As informações pertinentes estão sendo devidamente apuradas, observando o rigor técnico e o compromisso institucional da PCMG, para a responsabilização de eventuais autores. Outras informações poderão ser divulgadas após a conclusão do procedimento investigativo”, destacou a entidade em nota.
A reportagem de O TEMPO tentou contato com a Prefeitura de Pouso Alegre, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.