A UNIFAL-MG, em colaboração com a empresa CHEP, lançou um desafio para estudantes do campus Poços de Caldas. O objetivo é desenvolver soluções sustentáveis para a gestão de resíduos de madeira gerados pela CHEP no Brasil. A empresa, especializada em logística e economia circular, incentiva a inovação para evitar que resíduos de paletes sejam descartados em aterros.
As inscrições para o desafio começam no dia 25 de março e vão até 25 de maio. Estudantes de todos os cursos de graduação da UNIFAL-MG podem participar, enviando propostas que serão avaliadas por especialistas da CHEP e professores da universidade. As soluções devem considerar a inovação, sustentabilidade, viabilidade técnica e econômica e escalabilidade. Os vencedores serão anunciados no final de junho e premiados com um curso on-line de ESG, brindes e certificado de reconhecimento. As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line.
De acordo com o jornal UNIFAL-MG, os participantes terão que enfrentar desafios como a remoção de metais da madeira, transporte costeiro dos resíduos e armazenamento adequado. Fabio Ferraço, vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção da UNIFAL-MG, destaca que este é um momento para os alunos aplicarem conhecimentos acadêmicos e criatividade em uma questão importante para o meio ambiente.
As propostas devem seguir orientações do edital, que inclui transformar resíduos em produtos de valor agregado e reduzir custos logísticos. Grupos de até três estudantes podem se inscrever, e todos receberão certificados de participação.
Sobre a empresa CHEP
A CHEP é uma líder global em soluções logísticas para a cadeia de suprimentos, promovendo o compartilhamento e reuso de paletes. Ela opera em mais de 60 países e se destaca por suas práticas sustentáveis, contribuindo para a redução de custos e minimização dos impactos ambientais nas operações de seus clientes. Com uma ampla rede na América do Norte e Europa, a empresa é parte do Grupo Brambles e gerencia milhões de paletes e containers em todo o mundo.