Estão abertas até 19 de agosto as inscrições para a seleção de monitores do Programa INCLUA, da UEMG. Este programa busca recrutar estudantes de graduação e pós-graduação para apoiar acadêmicos com deficiências, transtornos, doenças crônicas ou outras condições debilitantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online. O resultado estará disponível em 5 de setembro. Confira mais informações e o edital.
De acordo com o programa, os candidatos devem ser alunos de graduação, em modalidade presencial ou EaD, ou de pós-graduação. A seleção inclui entrevista para avaliação da capacidade de organizar e expressar ideias, experiência em educação especial, além de teste de dicção baseado em leitura.
Os candidatos selecionados devem dedicar 20 horas semanais às atividades, preferencialmente em horário distinto ao que estão matriculados, por no mínimo 6 meses. A bolsa oferecida é de R$ 770,00 mensais, acumulável com outra bolsa acadêmica.
Sobre o Programa INCLUA
Estabelecido pela Resolução CONUN/UEMG n° 671/2025, o Programa INCLUA busca promover a permanência e desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem por meio do suporte de monitores. Para garantir este objetivo, cada estudante passa por Avaliação Diagnóstica Educacional, que fundamenta o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e o Plano de Atendimento Especializado (PAE), mapeando estratégias de participação acadêmica e mediação.
Essas iniciativas se somam aos programas já existentes na UEMG, que visam aprimorar a educação, valorizar o ensino e incentivar oportunidades de desenvolvimento acadêmico. O programa representa um avanço nas ações de inclusão e permanência na universidade. Saiba mais sobre os programas na página oficial: http://estudante.uemg.br/.