O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta alta demanda por servidores em seus quadros, principalmente nos cargos de técnico e analista do seguro social. Contudo, o órgão não possui autonomia para efetuar concursos públicos autonomamente. O processo depende de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que avalia aspectos orçamentários e prioridades da administração federal para a liberação das vagas.
De acordo com o Qconcursos, em 2021, o INSS fez um pedido para a realização de um concurso com 7.575 vagas ao Ministério da Economia, das quais 6.004 eram para técnicos e 1.571 para analistas do seguro social. Em junho de 2022, o governo autorizou 1.000 vagas para técnicos, com um intervalo de 12 meses entre a solicitação e a publicação da autorização. Após esta liberação, a organização do concurso foi relativamente rápida, com a escolha do Cebraspe como banca em agosto, a publicação do edital em setembro, e a realização das provas em novembro de 2022. O processo completo, do pedido à aplicação das provas, levou aproximadamente 18 meses.
Histórico do Concurso INSS 2022
O último concurso contou com a abertura de vagas apenas para técnicos, e chegou ao fim de sua validade em março de 2024. Para atender à contínua necessidade de servidores, o INSS já protocolou junto ao MGI um novo pedido, totalizando cerca de 9 mil vagas, contemplando técnicos e analistas. Entretanto, a aprovação desse novo certame ainda está sob análise e sem previsão de autorização.
O exame de 2022 foi composto por 120 questões de múltipla escolha, divididas em 50 questões de Conhecimentos Básicos, abrangendo Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Raciocínio Lógico e Noções de Informática, e 70 questões de Conhecimentos Específicos.
Situação Atual e Desafios
Para 2025, o cenário dos concursos do INSS reflete a busca por reestruturação através do Concurso Nacional Unificado (CNU), mas o cargo de técnico não foi incluído nesta seleção unificada. O INSS, no entanto, participa com vagas para analistas em diversas especialidades, como Administração, Contabilidade e Direito. Isso mantém a expectativa para um novo edital voltado exclusivamente para técnicos do seguro social, considerando sua importância no atendimento ao público e na análise de benefícios.
A participação no CNU se alinha com a necessidade de modernização da gestão previdenciária, mas não atende completamente à demanda por técnicos, o que reforça a expectativa por algum anúncio em breve quanto a novos concursos específicos para esse cargo.