Um homem, de 32 anos, foi preso em Itaú de Minas, no Sul de Minas Gerais, durante uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), sob suspeita de exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (18/7) e resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no endereço do suspeito.
De acordo com a PCMG, na residência do suspeito foram apreendidos três celulares e um HD, que serão submetidos a exames periciais. As investigações tiveram início quando autoridades dos Estados Unidos identificaram downloads em larga escala de conteúdo ilegal envolvendo crianças, originados de endereços de IP no Brasil. As informações levaram a polícia a Itaú de Minas.
Investigação e ações judiciais
Após as informações fornecidas pelas autoridades americanas, a Polícia Federal foi notificada e, por não haver indícios de transnacionalidade no crime, o caso foi transferido para a Polícia Civil mineira. A corporação então iniciou as investigações e tomou medidas judiciais para a prisão do suspeito. O homem foi encaminhado ao sistema prisional após os procedimentos legais.
As investigações do caso continuam em andamento, com o objetivo de elucidar todas as circunstâncias da atividade criminosa. Essa prisão faz parte dos esforços para combater crimes relacionados à exploração sexual de menores, uma prioridade para as autoridades de segurança pública.