nova-cepa-mpox-clado-ib-brasil

SP confirma primeiro caso de nova cepa Mpox no Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso da nova cepa da Mpox, conhecida como clado Ib, no Brasil. A paciente é uma mulher de 29 anos residente na região metropolitana de São Paulo que teve contato com um familiar vindo da República Democrática do Congo, onde a cepa é endêmica. Os sintomas surgiram em 16 de fevereiro, e a paciente está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, apresentando boa evolução clínica.

O que é Mpox?

Mpox, anteriormente chamada de “varíola dos macacos”, é uma doença viral transmitida por contato com lesões de pele de pessoas infectadas. Essa condição causa erupções que iniciam no rosto e podem se espalhar por todo o corpo. A doença é causada pelo vírus monkeypox, e sua nova variante, o clado Ib, foi identificada na República Democrática do Congo em 2024. Essa cepa apresenta maior agressividade e uma taxa de letalidade de 10%.

Sintomas da Mpox

Os sintomas incluem:

  • Cansaço;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Ínguas;
  • Bolhas ou feridas na pele.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão acontece principalmente por contato direto com lesões, beijos, abraços, relações sexuais, secreções ou objetos contaminados. É importante reforçar medidas de higiene e proteção para evitar a disseminação da doença.

Tratamento

Não há um tratamento específico para a Mpox, portanto, os cuidados médicos são voltados para aliviar os sintomas e prevenir possíveis complicações a longo prazo.

Prevenção

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a Mpox. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem solicitado a laboratórios que desenvolvam vacinas seguras e eficazes para uso emergencial, especialmente diante do aumento de casos e da variante mais agressiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *