A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) abriu inscrições até o dia 13 de agosto para o curso “Planejamento, Implantação e Monitoramento da Coleta Seletiva”. Destinado a gestores públicos municipais, consórcios intermunicipais e profissionais que atuam na gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais, o curso tem carga horária de 9 horas e será oferecido de forma híbrida.
De acordo com a Semad, os conteúdos do curso estarão disponíveis de forma assíncrona na plataforma Trilhas do Saber, com um seminário online de encerramento programado para o dia 25 de agosto, das 9h às 12h, via Microsoft Teams. A participação no seminário é obrigatória para obtenção do certificado de conclusão.
Estrutura e requisitos do curso
O curso é composto por cinco unidades: Conceitos e legislações aplicáveis, Diagnóstico, Planejamento, Implantação e Monitoramento. Após cada unidade, os participantes devem responder a um questionário de múltipla escolha, sendo necessário atingir nota mínima de 60% em cada módulo para avançar.
A formação será realizada em três edições anuais: a primeira acontecerá em agosto de 2025, seguida pela segunda em outubro de 2025 e a terceira em março de 2026.
Inscrições e suporte
Interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site Trilhas do Saber, informando nome completo, e-mail, CPF e a instituição de vínculo. Esses dados serão necessários para a emissão do certificado.
Para dúvidas durante o curso, a Semad disponibilizou o e-mail de contato: karina.silva@meioambiente.mg.gov.br.