A Secretaria de Saúde de Viçosa investiga um possível surto de diarreia em alunos e professores de uma escola municipal.
Uma equipe técnica do Setor de Vigilância em Saúde de Viçosa divulgou mais detalhes da investigação na Escola Municipal Almiro Paraíso. Na última terça-feira (23), a Prefeitura emitiu um comunicado para informar a situação. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também prestou esclarecimentos.
Na quarta-feira (24), a equipe médica realizou 27 atendimentos, sendo 25 em crianças e 2 em funcionários da instituição.
“Os pacientes passaram por exames físicos, ausculta e coleta de dados clínicos, quando foram relatados os sintomas e prescritos os medicamentos para o tratamento”, explicou em nota.
Dos pacientes investigados, 4 estudantes e 1 funcionário relataram episódios de diarreia. Além disso, 9 pacientes apresentaram sintomas respiratórios e, por isso, realizaram uma coleta de teste para Covid-19, cujos resultados foram negativos.
Os 27 pacientes receberam potes para coleta de fezes e o material será encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para diagnóstico parasitológico.
Entenda o caso
Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Viçosa emitiu um comunicado a respeito de um possível surto de diarreia em alunos e servidores da Escola Municipal Almiro Paraíso.
Foram colhidas amostras de água pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que serão encaminhadas para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova.
“Saliente a secretaria que a água que abastece a escola é de poço artesiano e, como medida emergencial, a diretoria da escola foi orientada a não a utilizar para consumo humano, além de outras orientações promovidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhará o caso até a fase final”, citou a nota de terça-feira.
A Prefeitura ressaltou ainda que será oferecido atendimento médico aos estudantes e profissionais e que será realizada uma investigação epidemiológica, através de exames parasitológicos e, ainda, de detecção da Covid-19. As amostras serão enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para diagnóstico.
Saae presta esclarecimentos
Na quarta-feira (24), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa esclareceu que o suposto surto de diarreia na Escola Municipal Almiro Paraíso não é da responsabilidade da autarquia que não é a responsável pelo abastecimento de água daquela instituição.
“A direção do Saae informa que todo o sistema de abastecimento de água da cidade, feito por ela, atende, rigorosamente, as exigências da Portaria do Ministério da Saúde de potabilidade da água (Portaria de consolidação GM/MS 005 de 28 de setembro de 2017, alterada pela Portaria GM/MS 888 de 4 de maio de 2021 e pela portaria GM/MS 2.472 de setembro de 2021), estando todos os resultados disponíveis no site: www.saaevicosa.mg.gov.br e, também, nas contas de água distribuídas aos consumidores”, informou em nota.
Informações do G1 Zona da Mata