unnamed-file-146

Secretaria de Educação mobiliza escolas para a coleta de dados do Censo Escolar 2025

Gestores de todas as escolas de Minas Gerais, tanto públicas quanto privadas, devem se atentar ao prazo da primeira etapa do Censo Escolar 2025. As informações, essenciais para políticas públicas educacionais, devem ser incluídas no sistema Educacenso até 6 de agosto. A mobilização em Minas é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

De acordo com a Agência Minas, a Secretaria, por meio da Subsecretaria de Articulação Educacional, tem trabalhado para garantir a qualidade e fidedignidade dos dados. Uma live promovida pela Coordenação Estadual está disponível para consulta e apoio aos gestores.

“Realizar o Censo Escolar da Educação Básica é garantir que políticas públicas sejam implementadas”, afirma Simone Emerick, superintendente responsável pela Coordenação do Censo Escolar em Minas.

A coleta do Censo Escolar é dividida em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Inicialmente, são reunidos dados sobre escolas, turmas, estudantes e profissionais da educação. No segundo momento, analisa-se a situação de movimento e rendimento dos alunos na data base do censo.

Censo e Avaliação Educacional

Os dados do Censo Escolar são fundamentais para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coordenado pelo Inep. Estes dados determinam o número de estudantes e a quantidade de provas necessárias.

O Censo Escolar e o Saeb são também bases para calcular indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento e fluxo escolar. Estes dados orientam políticas públicas, incluindo a distribuição de merenda escolar e programas de transporte e livros didáticos.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil. A pesquisa abrange todas as etapas de ensino: Educação Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *