unnamed-file-175

Saúde e Educação unem esforços para formar profissionais de saúde no País

Ocorre em Brasília, entre os dias 22 e 23 de julho, a primeira Oficina de Apoio à Criação de Programas de Residência em Saúde. Esta iniciativa, com o suporte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), faz parte de ações estratégicas para melhorar e fortalecer programas de residência em saúde em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é aumentar o acesso e a qualificação da atenção especializada no país.

De acordo com a Ebserh, atualmente, mais de 8,5 mil residentes participam de oportunidades formativas nos hospitais universitários federais administrados pela empresa. Esses residentes ingressam, em sua maioria, através do Exame Nacional de Residência (Enare), que é o maior processo seletivo de residências em saúde no Brasil. Em 2025, o Enare oferece mais de 11 mil vagas.

Daniel Beltrammi, vice-presidente da Ebserh, participou da abertura do evento, destacando que os hospitais vinculados às universidades federais não só atendem pelo SUS, mas também apoiam a formação de profissionais e a produção de pesquisas. “O nosso compromisso é expandir as capacidades formativas no país e, para isso, precisamos reforçar a relevância do estabelecimento de políticas públicas”, afirmou Beltrammi.

Apoio às Instituições

A oficina integra as ações do edital nº 1/2025 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), com o foco em ajudar instituições na criação de novos Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde. Os participantes recebem assistência para elaboração de Projetos Pedagógicos e outros documentos, além de suporte no processo de submissão dos projetos ao Sistema Nacional de Residências em Saúde (Sinar) e ao Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM).

Essas ações também abrangem áreas como a Rede de Atenção Oncológica, Saúde da Mulher e Saúde Mental, divididas em especialidades como anestesiologia, oftalmologia e neurocirurgia. Para Jerzey Timoteo, secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, tratar o SUS como um espaço educacional é fundamental: “Investir em formação é investir no futuro”.

Além de Timoteo e Beltrammi, estiveram presentes na abertura Aline Costa e Fabiano Ribeiro, da pasta da Saúde, Paulo Roberto da Comissão Nacional de Residência Médica, Marcia Pinheiro do Conasems e Rodrigo Wilson de Sousa, do Hospital Sírio-Libanês.

Exame Nacional de Residência (Enare)

O Exame Nacional de Residência (Enare) oferece mais de 11 mil vagas e o prazo para candidatura foi estendido até o dia 30 de julho. Coordenado pela Ebserh, o exame abrange residências médicas e nas áreas uni e multiprofissionais, com 235 instituições participando e provas previstas para 19 de outubro.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, oferecendo suporte às suas atividades através de gestão de excelência. Esses hospitais atendem pelo SUS, auxiliam na formação profissional e no desenvolvimento de pesquisa e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *