O Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, na Zona da Mata, Cleber Benfica (PP), foi multado em R$ 17.608,20 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) pela participação em um protesto na BR-262. Apesar de a notificação da multa ter chegado nesta semana, o caso aconteceu em fevereiro deste ano, quando manifestantes tomaram a via para protestar contra o número de buracos no trecho.
O vereador explicou que a multa seria baseada no artigo 253-A do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). O texto criminaliza o ato de “usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre ela”. Ele ainda teve o valor da infração multiplicado por 20.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, Cleber Benfica reafirmou que não organizou a manifestação e não usou automóvel para fechar a rodovia durante o ato. “Eu estava defendendo o grito popular na manifestação. O que mais me chama atenção é que estiveram presentes vários vereadores de Manhuaçu, prefeita, secretários, vereadores de cidades vizinhas, outras autoridades”, explicou.
O presidente da Câmara de Manhuaçu não viu ilegalidade no ato. Ele explicou que foram mais de 200 pessoas no local, mas não houve bloqueio da BR-262. “Fui multado em quase 20 mil reais por ter participado de uma ação popular, acompanhando um desejo popular, depois de uma audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal. Porque o povo cobrou providências e colocaram a conta para eu pagar. Questiono: por que que foi somente eu? PRF esteve presente, Polícia Militar. Nada foi feito às escuras”, disse.
Cleber Benfica afirmou que vai recorrer da decisão.
As informações são do Jornal Hoje em Dia