A prefeita Margarida Salomão (PT) assinou nesta sexta-feira (10) os quatro editais do concurso público para a área da Educação em Juiz de Fora. O concurso para esses profissionais não é realizado no município desde 2008.
Ao todo, 630 vagas estão previstas, distribuídas para os cargos de professor, coordenador pedagógico e secretário escolar. De acordo com a Prefeitura, os quatro editais serão publicados no Diário Oficial Eletrônico do Município (Atos do Governo) deste sábado (11) e também no site oficial da organizadora do concurso.
No dia 22 de novembro, a Prefeitura assinou o contrato com a empresa que organizará o certame. A Consultoria e Planejamento em Administração Pública Eireli (Consulplan), empresa vencedora da licitação para ser responsável pela elaboração, organização e realização do concurso público para provimento de cargos do Quadro do Magistério Municipal.
Ver essa foto no Instagram
A prefeita reafirmou a importância do certame.
“Fazer um concurso é uma tarefa gigantesca. Este concurso especialmente era uma forte demanda da área de educação em Juiz de Fora. Não há condições de avançar na qualidade da educação oferecida se você não tiver uma profissionalização dos trabalhadores da educação. Se não houver um processo sistemático de recrutamento, se não houver carreira, políticas públicas que excedam essas situações conjunturais, nunca vamos ter de fato a construção da pedagogia com a qual todos sonhamos”.
O edital 01/2021 vai definir as diretrizes para o cargo de Professor Regente A (PR-A), com a previsão de 343 vagas. Já o edital 02/2021 estabelece as normas para o cargo de Professor Regente B (PR-B). Serão 248 neste edital, distribuídas para as áreas de arte, ciências, dança, educação física, geografia, história, inglês, matemática, língua portuguesa, libras, música e teatro. O edital 03/2021 define 34 vagas para coordenador pedagógico e o edital 04/2021 estabelece 5 vagas para secretário escolar.
As inscrições poderão ser realizadas das 14h do dia 14 de março de 2022 até as 16h de 18 de abril. O valor das inscrições varia de R$ 80, para os cargos de professor regente A e secretário escolar, a R$ 100, para professor regente B e coordenador pedagógico.
Informações do G1 Zona da Mata