O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação dos prazos para as inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e no Exame Nacional de Residência (Enare). Os interessados têm até o dia 30 de julho para realizar a inscrição, prazo que também abrange solicitações para atendimento especializado e tratamento por nome social.
Segundo o Ministério da Educação, as provas do Enamed e do Enare, realizadas de forma integrada, estão marcadas para o dia 19 de outubro. O Enamed é obrigatório para concluintes da graduação em medicina inscritos pelo coordenador do curso no Enade. Outros interessados podem participar voluntariamente, utilizando os resultados nas seleções das especialidades médicas do Enare, conforme determina a Portaria MEC n.º 329, de 23 de abril de 2025.
A prova do Enamed terá questões sobre clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. A avaliação seguirá o modelo do Enade, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e normas aplicáveis à área médica. Serão 100 questões objetivas, com questionários obrigatórios para concluintes de curso e questionário de percepção de prova.
Objetivos do Enamed
- Avaliação da formação médica: Verificar se os egressos possuem competências exigidas pelas DCNs.
- Apoio à melhoria dos cursos: Fornecer dados para aperfeiçoamento das graduações em medicina.
- Aprimoramento da seleção para residência: Unificar Enade e Enare para otimizar o acesso.
- Fortalecimento do SUS: Preparar futuros médicos para atuação qualificada.
- Unificação e transparência: Modelo padronizado para democratizar acesso a residências.
O Enare, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, oferecerá 11.388 vagas para programas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional, um aumento de 28% em relação à edição anterior. A novidade deste ano está na participação de instituições privadas que oferecem programas reconhecidos pelo MEC, com vagas autorizadas.
O exame do Enare 2025 será uma etapa única e eliminatória, composta por uma prova objetiva que determinará 100% da nota final. Candidatos interessados em residências multiprofissionais continuarão a participar como nas edições anteriores. Para mais detalhes sobre instituições participantes e vagas disponíveis, acesse a página do exame.