As provas do concurso PF para a área Policial ocorrem neste domingo, 27 de julho, em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal. O processo seletivo oferece vagas para delegado, agente, escrivão, papiloscopista e perito criminal.
De acordo com o Cebraspe, os candidatos devem observar as orientações do edital. No dia do exame, eles devem comparecer aos locais designados portando:
- Caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente;
- Documento de identidade original com foto;
- Comprovante de inscrição (opcional, mas recomendado).
Os locais de prova já estão disponíveis para verificação no site da banca organizadora. Recomenda-se que os candidatos verifiquem todas as informações antecipadamente e cheguem ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência.
Horários das provas do concurso da Polícia Federal por cargo:
Prova para Delegado
- Turno da manhã (prova objetiva): Abertura dos portões às 7h, fechamento às 8h; início às 8h30, com duração de três horas e 30 minutos.
- Turno da tarde (prova discursiva): Abertura dos portões às 13h, fechamento às 14h; início às 14h30, com duração de cinco horas.
Provas de outros cargos (objetivas e discursivas)
- Abertura dos portões às 13h, fechamento às 14h; início às 14h30, com duração de quatro horas e 30 minutos.
Os horários devem ser rigorosamente respeitados e o candidato precisa levar os documentos necessários, pois não será permitida a entrada após o fechamento dos portões.
O Cebraspe informou que 218.821 candidatos estão inscritos para o concurso. Para mais detalhes sobre as inscrições por cargo, consulte o detalhamento dos números.
Documentos e itens permitidos e proibidos
É essencial que os candidatos apresentem um documento de identidade original e sigam as regras do edital. Serão aceitos:
- Carteiras de identidade emitidas por entidades oficiais;
- Documentos de órgãos de classe profissional (OAB, CRM, etc.);
- Passaporte brasileiro, certificado de reservista, documentos funcionais válidos;
- Carteira de Trabalho e CNH com foto.
Documentos não aceitos incluem certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteiras de estudante, crachás e documentos danificados, ilegíveis ou cópias.
Objetos que podem levar à desclassificação incluem aparelhos eletrônicos, acessórios e materiais não permitidos. A banca organizadora não se responsabiliza por objetos deixados nos locais de prova.