unnamed-file-138

Mutirão oferece atendimento para mudança de nome e gênero em MG

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizará mais uma edição do mutirão “Esse é o Meu Nome”, destinado à retificação de nome e gênero de transexuais e travestis. Em 2025, o atendimento ocorrerá em 19 unidades do estado.

De acordo com informações do O Tempo, o objetivo é proporcionar cidadania, inclusão social e resgatar a autoestima desse público. A DPMG destaca que a falta do reconhecimento do nome social provoca evasão escolar, exclusão no mercado de trabalho e problemas emocionais entre pessoas trans e travestis.

Inscrições e Participação

As inscrições foram abertas em 2 de junho e vão até 30 de junho nas 18 unidades participantes. Pessoas com mais de 18 anos podem se inscrever presencialmente ou por meios digitais, conforme a unidade. Os interessados devem apresentar RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço.

O mutirão abrange unidades em Alfenas, Araçuaí, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Campanha, Conceição do Mato Dentro, Governador Valadares, Ituiutaba, Pirapora, Pitangui, Ponte Nova, Sacramento, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Cada unidade tem horários e métodos de atendimento específicos.

Em Belo Horizonte, o atendimento será presencial ou via WhatsApp. Em Alfenas e Araguari, a inscrição será apenas presencial. As inscrições são possíveis em diversos formatos dependendo da cidade, com informações disponíveis por telefone, e-mail e presencialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *