unnamed-file-88

MG terá frio intenso e geada até domingo

Minas Gerais se prepara para enfrentar uma onda de frio intenso até o próximo domingo, dia 15 de junho, com risco de geadas em várias regiões do Estado. O alerta foi emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), apoiado por dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos (Simge) e do Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec).

De acordo com o comunicado, a chegada de uma frente fria irá causar uma queda significativa nas temperaturas a partir da madrugada desta quarta-feira, 11 de junho, afetando especialmente as regiões Sul, Oeste, Campo das Vertentes e parte da área metropolitana de Belo Horizonte. A partir de quinta-feira, 12 de junho, a massa de ar frio pode avançar para o Norte de Minas.

Conforme relatado pela Defesa Civil, entre quinta-feira, dia 12 de junho, e sábado, 14 de junho, as temperaturas mínimas em várias partes do Centro-Sul do estado poderão ficar abaixo de 6°C. As áreas afetadas incluem o Leste do Triângulo Mineiro, a Grande BH, o Sul, a Zona da Mata, o Oeste e o Campo das Vertentes.

Regiões com geada e cuidados contra o frio

Além do frio, há previsão de geadas fracas em algumas áreas, como o sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Zona da Mata, o Oeste e o Campo das Vertentes. Na Serra da Mantiqueira, a expectativa é de geada moderada a forte, com possíveis temperaturas negativas em pontos isolados. No Caparaó, o fenômeno pode ocorrer durante as madrugadas e manhãs de sábado.

A Defesa Civil recomenda que a população se proteja durante os dias mais frios. “É fundamental manter o corpo bem agasalhado, hidratar-se com frequência e manter ambientes ventilados. Também recomendamos atenção especial com crianças, idosos e animais de estimação. São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para atravessar esse período”, afirmou o tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, coordenador adjunto do órgão.

Confira as recomendações detalhadas:

  • Vista roupas quentes em camadas, protegendo bem mãos, pés, cabeça e pescoço.
  • Beba água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.
  • Mantenha os ambientes ventilados para evitar doenças respiratórias.
  • Use hidratantes e protetor labial para prevenir o ressecamento da pele e dos lábios.
  • Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
  • Proteja os animais de estimação do frio.
  • Em caso de emergência, entre em contato com a PM (190), Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Samu (192).

Para se manter informado, a população pode se cadastrar para receber alertas gratuitos da Defesa Civil enviando o CEP por SMS para o número 40199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *