MEC abre sistema de adesão ao PDDE Equidade

    0
    unnamed-file-40

    O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nesta quarta-feira (7/5), o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) para adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade. Esta medida visa permitir que as secretarias estaduais e municipais de educação possam realizar a adesão ao programa, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas de educação básica em situação de vulnerabilidade.

    De acordo com informações do MEC, estão previstos investimentos de R$ 1,3 bilhão no PDDE Equidade até 2026. Para os anos de 2023 e 2024, já foram empenhados R$ 668 milhões, beneficiando 28.871 escolas através de iniciativas como PDDE Sala de Recursos Multifuncionais, PDDE Água e PDDE Campo. O prazo para adesão ao programa vai até o dia 6 de junho.

    Cooperação Secadi e FNDE

    O PDDE Equidade é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa foi estabelecido para garantir o direito à educação com qualidade, levando em conta as características socioculturais dos diferentes territórios.

    O MEC considera que equidade significa permitir que cada escola tenha os recursos necessários para garantir o acesso, permanência e aprendizagem. Essa abordagem visa fortalecer políticas de inclusão e justiça social na educação, promovendo um sistema educacional mais democrático.

    Componentes do PDDE Equidade

    O programa inclui apoios como o Programa Sala de Recursos Multifuncionais, Programa Água e Esgotamento Sanitário nas Escolas Rurais, e programas voltados para escolas no campo, indígenas e quilombolas, entre outros. Para aderir, escolas devem ser listadas como elegíveis pela Secadi e possuir uma Unidade Executora Própria (UEx).

    Os recursos variam de acordo com o número de estudantes e o tipo de programa adotado, distinguindo-se entre verbas para custeio e capital. A documentação requisitada para adesão depende do tipo de entidade representativa e requer a apresentação de um plano de trabalho com itens necessários para as escolas.

    Guias e Orientações

    O MEC disponibiliza um Guia de Orientações do PDDE Equidade que abrange diretrizes sobre adesão, critérios de elegibilidade e execução de recursos. Esse guia é dividido em sessões como Visão Geral, Sala de Recursos Multifuncionais, e PDDE Diversidades. Mais informações estão disponíveis na página do PDDE Equidade no portal do MEC.

    Sem comentários

    Deixe uma resposta

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile