Duas escolas de Muriaé e uma de Manhuaçu estão entre as 210 unidades de ensino da rede estadual de Minas Gerais que terão oferta de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no próximo ano.
Em Muriaé, as aulas com horário ampliado serão nas Escolas Estaduais João Teixeira Siqueira, no Centro, e Professor Orlando de Lima Faria, no bairro São Francisco. Já em Manhuaçu, a unidade escolhida foi a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, localizada no bairro de Todos os Santos.
Na Zona da Mata, Abre Campo, Além Paraíba, Amparo do Serra, Cajuri, Carangola, Cataguases, Dona Euzébia, Guidoval, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhumirim, Mirai, Oliveira Fortes, Oratórios, Paiva, Paula Cândido, Piranga, Ponte Nova, Rosário da Limeira, Santos Dumont, São João Nepomuceno, São Miguel do Anta, Ubá e Viçosa também terão escolas de tempo integral.
As 210 novas escolas se somarão às atuais 391 unidades que já ofertam o ensino médio na modalidade, chegando à marca de 601 escolas de tempo integral 2022. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, pelo governador Romeu Zema no evento “Construindo seu futuro – Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais”.
As inscrições poderão ser feitas do dia 17 de novembro a 10 de dezembro. Os estudantes podem consultar as escolas que oferecem o EMTI, no site do programa.
No Ensino Médio em Tempo Integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida norteiam as ações. Além de proporcionar conhecimento acadêmico, com orientações de estudos, tutoria e aprendizado na prática, o principal objetivo destas instituições é estimular cada aluno a encontrar sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro. Os estudantes também são incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola.
EMTI PROFISSIONAL
As escolas estão localizadas em 166 municípios mineiros, dos quais 126 terão, pela primeira vez, pelo menos uma unidade de ensino da rede estadual que conta com a iniciativa. Das novas escolas, 51 vão oferecer o EMTI Profissional e 159 o EMTI Regular.
Na modalidade EMTI Profissional, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, como:
- Açúcar e Álcool,
- Agroecologia,
- Agronegócio,
- Agropecuária,
- Celulose e Papel,
- Desenvolvimento Cultural,
- Desenvolvimento de Sistemas,
- Eletroeletrônica,
- Eletrônica,
- Eletrotécnica,
- Informática,
- Logística,
- Marketing,
- Mecânica,
- Química,
- Recursos Humanos,
- Segurança do Trabalho,
- Transações Imobiliárias.