Com apenas 7.683 habitantes, segundo a estimativa do IBGE de 2021, o município de Tombos terá um representante na divisão de acesso do Campeonato Brasileiro de 2022. O Tombense, time da cidade, conquistou no último fim de semana a primeira vaga do acesso ao vencer a equipe do Manaus pelo placar de 2 a 1, na capital amazonense.
Para viabilizar a realização das partidas da Série B em Tombos, o Estádio Antônio Guimarães de Almeida, conhecido como Almeidão, precisar passar por reforma e ampliação. O equipamento comporta apenas 3.050 torcedores e possui estrutura que necessita de modernização.
O presidente do clube, Lane Gaviole, disse à imprensa que que irá buscar recursos junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ampliação do local, no entanto, o plano B do Tombense é mandar os jogos em Muriaé, no Estádio Soares Azevedo, com capacidade para mais de 13 mil torcedores. Os dois municípios ficam distantes 60 quilômetros um do outro.
“Como nós subimos, vamos buscar recursos agora junto a CBF para poder fazer os jogos da Série B em Tombos. Nosso interesse é que as coisas fiquem prontas para a ampliação no Almeidão. Se não tiver jeito, nós teremos que buscar um espaço em Muriaé”, disse.
Em Busca do título
Garantido na Série B e nas semifinais da Série C, o Tombense ainda segue em busca do título nacional.
Já o Novorizontino(SP), Manaus (AM) e Ypiranga (RS), também integrantes do grupo D, disputam a segunda vaga do grupo. Os dois primeiros estão com seis pontos e o último possui cinco pontos. Quem vencer o confronto entre Novorizontino e Manaus no próximo domingo fica com a segunda vaga. O Ypiranga precisa torcer para um empate e vencer o Tombense em Tombos para conseguir a classificação.
Pelo Grupo C, o Ituano (SP) também conquistou a classificação com uma rodada de antecedência e está garantindo na Série B de 2022. Criciúma-SC e Botafogo-PB seguem com chances de classificação. Já o Paysandu vai continuar na mesma divisão no ano que vem.