O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa aos seus segurados que é necessário estar atento ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária. De acordo com o INSS, se os créditos não forem retirados até 60 dias após a data estipulada para o pagamento, os valores são devolvidos pelo banco à instituição.
Essa medida visa prevenir pagamentos indevidos e fraudes, como saques de benefícios de segurados falecidos. Quando os valores são devolvidos ao INSS, o pagamento é suspenso até que a situação seja regularizada pelo beneficiário.
E se esquecer?
Para regularização, os beneficiários devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Nessa plataforma, após realizar o login com CPF e senha, o usuário deve procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
Outra opção é ligar para a Central Telefônica 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. As ligações realizadas de telefone fixo são gratuitas, enquanto chamadas de celular têm o custo de uma ligação local.