unnamed-file-98

IFMG participa de missão técnica em Portugal com foco em violência virtual

Representantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do Campus Ouro Preto, integraram uma missão técnica realizada em Portugal entre janeiro e fevereiro. O objetivo da viagem foi promover intercâmbio de experiências e estabelecer parcerias internacionais voltadas para a inovação educacional. A delegação incluiu membros de outras instituições mineiras e foi marcada pela apresentação do projeto “EducAção Digital com o Nepso: enfrentando a violência nos ambientes virtuais”.

De acordo com informações do IFMG, o projeto, coordenado pelo professor Denilson Junio Marques Soares, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) por meio do Edital nº 014/2023. A iniciativa conta com a colaboração do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Atualmente, a pesquisa é desenvolvida com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, localizada no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto.

Objetivo e atividades no exterior

Com foco na participação ativa de estudantes da Educação Básica, o projeto visa investigar e fomentar a análise crítica sobre os estímulos à violência em redes sociais, aplicativos e jogos digitais. A partir dessas reflexões, buscam-se estratégias educacionais que promovam o protagonismo juvenil e ações eficazes de enfrentamento à violência nos ambientes virtuais.

Como parte da estadia em Portugal, a equipe participou do Encontro de Professores Pesquisadores Nepso nos dias 25 e 26 de janeiro. O evento reuniu educadores portugueses que utilizam a metodologia do Nepso em suas atividades escolares. Além disso, a delegação visitou escolas na região norte e em Lisboa, com o objetivo de conhecer práticas pedagógicas locais. A agenda também incluiu reuniões com a Fundação Vox Populi para o planejamento de futuras publicações e projetos conjuntos, além de atividades culturais.

O professor Denilson Soares destacou a importância do evento. “A visita técnica e a participação no evento do Polo Português do NEPSO permitiram fortalecer a rede internacional de educadores comprometidos com a pesquisa escolar e a cidadania digital. Tivemos a oportunidade de dialogar sobre desafios comuns enfrentados por estudantes brasileiros e portugueses no ambiente virtual, além de consolidar perspectivas para cooperação acadêmica futura”, afirmou.

Ele ainda ressaltou a relevância de iniciativas como essa no contexto escolar. “A Fapemig tem se mostrado uma grande parceira das instituições de ensino ao apoiar iniciativas promissoras como esta, que unem pesquisa, inovação e impacto social no cotidiano escolar.”

Além do professor Denilson, representaram a delegação brasileira as professoras Maria da Conceição Fonseca (UFMG), coordenadora do Polo Mineiro do Nepso; Flávia Grossi (UFSJ); Talita Soares (IFSuldeMinas); e Jarbas Lopes, pela SEE/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *