Termina nesta quinta-feira (4), o prazo para inscrições no Processo Seletivo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para entrada no primeiro semestre letivo do próximo ano.
São cerca de 4,5 mil vagas em cursos técnicos e superiores, nas 18 unidades do Instituto. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, a uma taxa de R$ 20.
No Campus Ponte Nova estão sendo ofertadas 155 vagas, sendo 75 para o curso Técnico Integrado em Administração, 40 para o Técnico Integrado em Informática e outras 40 para o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.
Forma de Ingresso
Cursos técnicos: São ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir) o Ensino Fundamental até a data de matrícula e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado.
A Forma de seleção será por meio de análise de desempenho escolar. Saiba mais.
Cursos Superiores: Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura. A seleção se dará de três formas:
- Aproveitamento de notas do Enem, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021). Saiba mais.
- Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente. Saiba mais.
- Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.
Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos junto às escolas de origem do candidato e inseridos o sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.