*Correção/Errata: “IF Sudeste MG aparece em ranking internacional de sustentabilidade”.

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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) obteve a 30ª posição entre as instituições brasileiras no Ranking UI GreenMetric 2021. O resultado foi divulgado na última terça-feira (14) e, ao todo, 38 instituições de ensino no país participaram da avaliação.

O Ranking UI GreenMetric 2021

O UI GreenMetric é um ranking de sustentabilidade desenvolvido anualmente pela Universidade da Indonésia, desde 2010 e hoje conta com 956 instituições participantes. A proposta é dar créditos para aquelas universidades que fazem esforços para reduzir a geração de gás carbono e ajudar no combate global às mudanças climáticas. O  objetivo deste ranking é fornecer o resultado de pesquisa online sobre a situação atual e as políticas relacionadas à Sustentabilidade nas Instituições de Ensino e Pesquisa de todo o mundo. Objetivando também, chamar a atenção dos líderes universitários e das partes interessadas, mais atenção ao combate à mudança climática global, conservação de energia e água, reciclagem de lixo e transporte verde. Buscando ainda, com tais atividades exigir mudança de comportamento e maior atenção à sustentabilidade do meio ambiente, bem como problema econômico e social relacionado à sustentabilidade. Possibilitando que as universidades que estão liderando nesse sentido possam ser identificáveis e terem reconhecido os esforços para implementar políticas e programas sustentáveis ​​e ecologicamente corretos.

Os participantes podem obter uma série de benefícios, como internacionalização, reconhecimento, maior conscientização sobre questões de sustentabilidade, mudanças sociais e networking.

O IF Sudeste MG

O IF Sudeste MG possui 10 campi: Barbacena, Juiz de Fora Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei, o Campus Avançado de Bom Sucesso, o de Cataguases e o de Ubá. Ainda, uma Reitoria, que se encontra no município de Juiz de Fora. A instituição foi criada em 2008 com a fusão de várias instituições federais de ensino médio e técnico que existiam na região, surgindo então, o IF Sudeste MG. Que se expandiu junto a  Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e hoje oferta diversas modalidades de o ensino: cursos técnicos, pós-técnico, de graduação e de pós-graduação, todos gratuitos, além de outros serviços à comunidade, como o de pesquisa, o de extensão e inovação, ainda serviços de cunho social, cultural, dentre outros.

A Classificação

Em primeiro lugar, entre as instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo USP, que ficou em 10º na colocação global. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou em 2º lugar, entre as brasileiras, depois, na 3ª colocação, a Universidade de Campinas (UNICAMP). Por sua vez a Universidade Federal de Viçosa (UFV) se classificou em 9º lugar, entre as brasileiras e o IF Sudeste MG aparece em 30º lugar no ranking.

*Classificação das instituições brasileiras melhores colocadas no Ranking:

1ª Universidade de São Paulo USP; 2ª Universidade Federal de Lavras (UFLA); 3ª Universidade de Campinas (UNICAMP); 4ª IF Sul de Minas; 5ª Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; 6ª Centro Universitário Facens; 7ª Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES; 8ª Centro Universitário do Rio Grande do Norte UNI-RN; 9ª Universidade Federal de Vicosa – UFV; 10ª Universidade Federal de Itajubá; 11ª Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 12ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; 13ª Senac Centro Universitário; 14ª Universidade Federal de São Carlos; 15ª Universidade Positivo; 16ª Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO; 17ª Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Puc-Rio; 18ª Universidade Federal Fluminense; 19ª Universidade Federal de Alfenas; 20ª Universidade de Passo Fundo; 21ª Pontifícia Universidade Católica de Campinas; 22ª Universidade Estadual do Norte do Parana UENP; 23ª Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ; 24ª Universidade Federal de Goiás; 25ª Universidade Estadual do Maranhão; 26ª Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa; 27ª Universidade Federal de Sao Paulo; 28ª Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico – Asces-unita; 29ª Instituição Toledo de Ensino; 30ª Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Composição e Infraestrutura

  • Quantidade de área aberta em relação à área total;
  • Área total do campus coberta por vegetação florestal;
  • Área total do campus coberta por vegetação plantada;
  • Área total do campus destinada à absorção de água, para além da área florestal e de vegetação plantada;
  • Área total aberta dividida pela população total do campus;
  • Porcentagem do orçamento da universidade destinada para esforços sustentáveis;
  • Porcentagem de operação e manutenção de atividades de construção durante a pandemia do Covid-19;
  • Acessibilidade do campus para pessoas com deficiência ou para cuidados maternos;
  • Segurança;
  • Infraestrutura de saúde para estudantes, acadêmicos e funcionários administrativos;
  • Conservação de vegetação, animais, vida selvagem, recursos genéticos para comida e agricultura, tanto em médio quanto em longo prazo;

Energia e Mudança Climática

  • Eficiência energética de aparelhos elétricos;
  • Implementação de construções inteligentes;
  • Número de fontes de energia renováveis no campus;
  • Eletricidade total utilizada dividida pela população total do campus ((kWh por pessoa);
  • Quantidade de energia renovável produzida dividida pelo total de energia utilizada por ano;
  • Elementos de construção sustentável implementadas, em comparação a todas as construções e políticas de renovação;
  • Programas de redução de emissão de gases;
  • Emissão total de gás carbono dividida pela população total do campus;
  • Número de programas de inovadores durante a pandemia da Covid-19;
  • Nível de impacto dos programas da universidade na mudança climática;

Desperdício

  • Programas de reciclagem para o desperdício na universidade;
  • Programas para reduzir o uso de papel e plástico no campus;
  • Tratamento de desperdício orgânico;
  • Tratamento de desperdício inorgânico;
  • Manuseio de desperdício tóxico;
  • Tratamento de esgoto.

Água

  • Implementação de programas de conservação de água;
  • Implementação de programas reciclagem de água;
  • Eficiência da água utilizada;
  • Consumo de água tratada;
  • Porcentagem do uso adicional de água para lavar as mãos e para higienização sanitária durante a pandemia da Covid-19.

Transporte

  • Número total de carros e motos dividido pela população total do campus;
  • Serviço de transporte;
  • Políticas no campus para emissão zero de veículos;
  • Número total de veículos com zero emissões dividido pela população total do campus;
  • Tamanho da área de estacionamento para a área total do campus;
  • Programas para limitar ou diminuir a área de estacionamento nos últimos 3 anos;
  • Número de iniciativas para diminuir a quantidade de veículos particulares no campus;
  • Caminhos para pedestres no campus.

Educação e Pesquisa

  • Quantidade de cursos de sustentabilidade em relação ao total de cursos;
  • Quantidade de fundos para pesquisas de sustentabilidade em relação ao total de fundos de pesquisas;
  • Quantidade de publicações sobre sustentabilidade;
  • Quantidade de eventos relacionados à sustentabilidade;
  • Quantidade de organizações estudantis relacionadas à sustentabilidade;
  • Site sobre o andamento da sustentabilidade na universidade;
  • Relatório de sustentabilidade;
  • Quantidade de atividades culturais no campus;
  • Número de programas para enfrentar a pandemia da Covid-19;
  • Número de serviços comunitários de sustentabilidade, organizados por alunos ou que envolvam estudantes;
  • Número de startups relacionadas à sustentabilidade.

Fonte: Página do Greenmetri

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