O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) realizou o primeiro transplante renal na instituição desde a reativação do programa. A paciente receptora do órgão foi Franscieny Calixto, de 42 anos, que recebeu o rim de um doador vivo, o irmão gêmeo, Franklin Calixto.
A professora e médica nefrologista responsável pelo Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário, Hélady Sanders, avaliou como “ótimo” o resultado do procedimento que envolveu a internação e o transplante.
“Consideramos que é um grande resultado, por ser um procedimento complexo, classificado, inclusive, como de alta complexidade pelo SUS, e requer que todo o hospital funcione direcionado a ele. Então, para nós, é um grande resultado, porque mostra que o hospital é capaz de se organizar operacionalmente para esse tipo de procedimento”, destacou Hélady.
A instituição ressaltou que outro fator positivo é que o Hospital Universitário poderá contribuir para um procedimento de grande demanda, cujos serviços de saúde na região e no país não conseguem atender.
Ver essa foto no Instagram
Captação de órgãos
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/Ebserh está credenciado desde 2014 para a realização de transplante, captação de órgãos e acompanhamento pós-transplante. No final de 2019, o serviço estava todo estruturado com as condições para os procedimentos de transplantes, mas a pandemia de Covid-19 adiou o processo, que começou, efetivamente, com o transplante realizado entre os dois irmãos no último 20 de novembro.
Informações da UFJF